Juventus – AS Roma (Série A)
A hexacampeã Juventus enfrenta a AS Roma no penúltimo encontro da Série A no ano civil de 2017. Os romanos viajam até Turim depois do dissabor que tiveram a meio da última semana, precisamente frente à outra equipa da cidade: o Torino. A partida que está marcada para a noite de sábado dita o encerramento da jornada 18.
A Juventus chega a esta ronda 18 da Série A 2017/18 a apenas um ponto do Nápoles, atual líder da tabela classificativa com 42 pontos. A “Vecchia Signora” tem conseguido recuperar terreno depois de um início de prova menos conseguido e no último fim-de-semana aproveitou o surpreendente desaire do Inter de Milão frente à Udinese (1-3) para assumir o segundo lugar da tabela. Os juventinos estão a aproximar-se perigosamente do topo, reforçando o estatuto de favoritos à conquista do “scudetto” apesar das grandes prestações que o Nápoles de Sarri tem acumulado.
Entre a partida da última ronda frente ao Bologna (0-3) e o desafio que se avizinha diante da AS Roma, a Juventus recebeu o Genoa em partida relativa aos “oitavos” da Taça de Itália e cumpriu a “obrigação” ao vencer por duas bolas a zero, golos de Dybala e Higuaín numa partida em que Allegri optou por proceder a algumas alterações na equipa.
Nos últimos 38 jogos disputados em casa para a Série A, a Juventus só perdeu uma vez, na receção à Lazio (1-2). Desde esse desafio – relativo à jornada 8 desta edição do campeonato italiano -, a Juve disputou mais seis jogos, tendo vencido quatro deles e empatado dois, um frente ao Barcelona para a Liga dos Campeões (0-0) e outro diante do Inter de Milão (0-0).
Onze Provável: Szczesny, Barzagli, Benatia, Chiellini, Alex Sandro, Pjanic, Khedira, Matuidi, Cuadrado, Dybala, Higuaín
A AS Roma tem aqui uma oportunidade de ouro para marcar posição na luta pelo título. Embora parta atrás dos principais concorrentes, os romanos têm legitimidade para sonhar com a possibilidade de se voltarem a sentar no trono do futebol transalpino, até porque neste momento estão a apenas cinco pontos de distância do Nápoles – o objetivo “mínimo” para a equipa da capital passa por terminar entre os primeiros quatro e consequentemente assegurar o acesso à Liga dos Campeões da próxima temporada.
Eliminada da Taça de Itália a meio da semana ao perder na receção ao Torino (1-2), a AS Roma entra em campo naturalmente mais pressionada que o habitual, embora saiba que, independentemente do resultado, permanecerá entre os quatro primeiros. Foi a quarta derrota da temporada para os romanos que, em jogos do campeonato, já tinham cedido em casa frente ao Inter (1-3) e ao Nápoles (0-1). Curiosamente, a AS Roma ainda não perdeu a jogar fora de casa para a Série A 2017/18, embora tenha empatado os últimos dois compromissos que disputou longe do Olímpico de Roma frente ao Genoa (1-1) e ao Chievo (0-0). Calculista a AS Roma de Di Francesco tem capacidade para criar muitas dificuldades a esta Juve.
Onze Provável: Alisson, Florenzi, Fazio, Manolas, Kolarov, De Rossi, Strootman, Nainggolan, Perotti, El Shaarawy, Dzeko
O histórico recente é equilibrado: nos últimos cinco confrontos entre estas duas equipas, a AS Roma venceu duas vezes, a Juventus outras tantas e registou-se um empate. As casas de apostas colocam o favoritismo na equipa local, embora atribuam um valor interessante a esse cenário.