Rennes – AS Mónaco (Ligue 1)
Após a conquista da Taça de França, o Rennes acerta calendário para a Ligue 1 frente ao Mónaco. Os comandados de Leonardo Jardim ainda precisam de “fazer pela vida” nesta recta final.
Vivem-se dias felizes na cidade de Rennes. O emblema local conquistou a Taça de França no sábado passado ao derrotar o “todo poderoso” PSG na final, culminar de uma temporada atribulada mas simultaneamente positiva, dado que para além da conquista do troféu, o Rennes esteve envolvido na disputa da Liga Europa.
Na decisão da Taça, o Rennes esteve a perder por duas bolas a zero, mas beneficiou de um auto-golo de Kimpembe e igualou a contenda por intermédio de Edson Mexer. O encontro chegaria empatado ao final do tempo regulamentar e o marcador também não se alteraria no prolongamento, ficando a decisão confinada à marcação de grandes penalidades. Aí, o Rennes foi mais forte e venceu por seis bolas a cinco, protagonizando uma das grandes surpresas da temporada europeia.
Com a respetiva situação estabilizada dado que está 14 pontos acima da linha de perigo e o acesso à Liga Europa assegurado através da Taça de França, algo que não conseguiria através do campeonato, o Rennes já não tem nenhum objetivo concreto pelo qual lutar nesta ponta final. Uma coisa é certa: se os jogos que antecederam a final da Taça de França disputados pelo Rennes foram condicionados pela disputa da decisão, nos próximos, podemos esperar uma equipa do Rennes super motivada em virtude do sucesso alcançado.
Danzé e Diallo são baixas confirmadas, ambas por lesão.
Onze provável: Koubek, Traoré, Gelin, Mexer, Bensebaini, André, Grenier, Hunou, Sarr, Siliki, Niang
O Mónaco está apenas três pontos acima de linha de perigo e a margem de erro do conjunto do Principado é reduzido. Ainda que seja impossível comparar os argumentos dos pupilos de Leonardo Jardim com os da concorrência, o que interessa em termos práticos é a situação classificativa e aí a diferença é tudo menos significativa. O Mónaco não entra em campo há cerca de dez dias e teve muito tempo para se preparar para este encontro, em contra ponto com o Rennes que esteve envolvido na desgastante decisão da Taça de França. De resto, o Rennes não vence há quatro jornadas, tendo somado duas derrotas e dois empates nesta sequência. O calendário não é tão exigente quanto isso, mas convém amealhar pontos para sair da atual situação e o Mónaco tem mais que qualidade para chegar às últimas duas jornadas com a sua situação devidamente resolvida.
Exceção feita ao encontro com o PSG (3-1) que ficou marcado pela consagração do emblema da capital, registaram-se menos de 2.5 golos em cinco dos últimos seis desafios disputados pelos monegascos. Um dos grandes méritos de Leonardo Jardim corresponde precisamente à melhoria da equipa do ponto de vista defensivo.
Pellegri, Mboula, Jovetic, Subasic, Fàbregas e Vainqueur estão entregues aos cuidados do departamento médico.
Onze provável: Benaglio, Sidibé, Glik, Mukinayi, Ballo-Toure, Aholou, Adrien, Golovin, Gelson Martins, Rony, Falcao
As duas equipas já se defrontaram em duas ocasiões na atual temporada. Na primeira, para o campeonato, o Rennes venceu no Principado. Na segunda, também no Stade Louis II para a Taça da Liga, o Mónaco levou a melhor nas grandes penalidades. Curiosamente, ambas as equipas marcaram nos últimos cinco desafios entre si.