Schalke 04 – Bayer Leverkusen (Bundesliga)
O Schalke 04 e o Bayer Leverkusen colocam-se frente a frente esta quarta-feira à noite na Veltins Arena, num desafio a contar para a 16ª jornada da Bundesliga. O conjunto da casa tem enfrentado dificuldades esta temporada e encontra-se na metade inferior da tabela, chegando aqui num momento bastante irregular já desde o arranque da temporada. Do outro lado chega um Bayer Leverkusen na mesma situação, ainda que um pouco melhor classificado que o adversário.
O Schalke 04 ocupa o 13º lugar com 15 pontos, fruto de 4 vitórias, 3 empates e 8 derrotas, com parciais de 16 golos marcados e 21 golos sofridos. O Schalke chega aqui motivado pois cumpriu as suas obrigações europeias e qualificou-se aos oitavos de final da Liga dos Campeões. No entanto, o seu momento nacional está longe de estar a ser o ideal, com a equipa a chegar aqui sem uma única vitória nos últimos três jogos do campeonato, empatando em terreno do Hoffenheim (1-1), perdeu na recepção ao Borussia Dortmund (1-2), e na última jornada empatou em terreno do Augsburg (1-1).
Este momento irregular vê a equipa na metade inferior da tabela, com apenas 3 pontos acima da linha água. O Schalke venceu 3 dos 7 jogos disputados em casa para o campeonato, perdeu os restantes 4, contabilizando um total de 10 golos marcados e 11 golos sofridos. A equipa tem mostrado dificuldade em actuar em posse, apresenta lacunas defensivas e falta de poder de finalização. A piorar as coisas, elementos como Hamza Mendyl, Mark Uth, Embolo, Franco Di Santo e Burgstaller estão de fora, todos lesionados. Agora sem ter de se preocupar com as competições europeias, o Schalke precisa de regressar a caminhos vencedores na Bundesliga, de preferência antes da pausa de Inverno.
Onze Provável: Fahrmann – Stambouli, Sané e Nastasic – McKennie, Bentaleb, Oczipka e Caligiuri – Harit – Skryzbski e Teuchert.
O Bayer Leverkusen, por sua vez, ocupa o 11º lugar com 18 pontos, fruto de 5 vitórias, 3 empates e 7 derrotas, com parciais de 21 golos marcados e 27 golos sofridos. Os Farmacêuticos também cumpriram as suas obrigações e seguiram em frente na Liga Europa, mas precisam de passar o seu foco agora para o campeonato alemão, onde continuam a demonstrar a habitual forma irregular que tem perdurado ao longo das últimas temporadas. Depois de ter estado invicto em três jogos consecutivos, onde venceu o Stuttugart (2-0) e o Augsburg (1-0), empatando em terreno do Nuremberga (1-1) pelo meio, a equipa voltou às derrotas na última jornada com a deslocação a casa do Frankfurt (2-1), e precisa de voltar a vencer, estando já 5 pontos abaixo dos lugares de acesso às competições europeias.
Fora de portas, os Leões venceram apenas 2 dos 8 jogos disputados no campeonato, perdendo 4 em resposta, contabilizando 11 golos marcados e 14 golos sofridos. Depois de uma derrota em terreno do Frankfurt, a segunda derrota nos últimos três jogos fora de portas, a equipa precisa de conseguir rapidamente dar a volta a este mau momento. Apesar de também apresentar várias lacunas no processo defensivo, os Farmacêuticos são um conjunto de boa capacidade ofensiva, atacam bem pelos corredores e são fortes no contra-ataque. Com a pausa de Inverno a aproximar-se, o Leverkusen irá querer terminar o ano 2018 da melhor forma possível.
Onze Provável: Hrádecky – Bender, Tah, Bender e Jedvaj – Baumgartlinger e Aránguiz – Bellarabi, Havertz e Brandt – Volland.
Tudo indica que este poderá ser um encontro interessante entre duas equipas em dificuldade e num momento bem irregular. Os dois conjuntos procuram pontuar e começar a ter mais consistência nas competições nacionais, e por isso este poderá ser um jogo agitado, com várias ocasiões de golo tanto para os Azuis Reais como para os Farmacêuticos.