Holanda – Polónia (Liga das Nações)
Holanda, Polónia, Itália e Bósnia compõem o grupo 1 da divisão máxima da Liga das Nações 2020/21. As quatro seleções vão lutar pelo acesso à “final-four” da competição e a Holanda inicia a respetiva campanha em Amesterdão, frente à congénere da Polónia. Ambas as nações já têm presença assegurada na fase final do Euro 2020.
Análise Holanda
O pontapé de saída nesta Liga das Nações da UEFA assinala o início de um período de transição para a seleção da Holanda. Contratado pelo Barcelona, Ronald Koeman abandonou a chefia da “Laranja Mecânica” a duas semanas do início da competição e, sem tempo para efetivar um substituto, os responsáveis da Federação holandesa optaram por apostar nos serviços de Dwight Lodeweges, treinador adjunto desde fevereiro de 2018 que estará ao leme da seleção a título interino.
Após alguns anos longe dos grandes palcos, a seleção holandesa reergueu-se com Ronald Koeman e vai marcar presença na fase final do Euro 2020. Além disso, foi finalista vencida desta Liga das Nações, tendo perdido a final do Dragão precisamente frente à seleção portuguesa. Os holandeses voltam a contar com um conjunto talentoso e teoricamente capaz de brilhar nas fases finais de grandes competições, mas a hipótese de conquistar títulos parece-nos algo demasiado ambicioso para a nação que tem na conquista do Euro 88 a sua maior glória. Daley Blind, Calvin Stengs, Myron Boadu, Davy Propper, Tonny Vilhena, Patrick van Aanholt e Wout Weghorst são as principais ausências na convocatória para este compromisso com a Polónia, mas em nada mexem com o favoritismo da equipa local que se deverá apresentar num seu 1x4x3x3 com van Dijk a liderar atrás e um meio-campo composto por Frenkie de Jong, Wijnaldum pelo recém-contratado pelo Manchester United van de Beek. A frente ficará aos cuidados do trio Depay – Promes – Luuk de Jong.
Onze provável: Cillessen, Veltman, Dijk, Aké, Wijndal, de Jong, vand e Beek, Wijnaldum, Promes, Depay, de Jong
Análise Polónia
A Polónia é uma das boas seleções europeias no atual panorama do futebol europeu, tal como evidenciam os resultados recentes. A disputar a divisão máxima da Liga das Nações, a seleção polaca esteve em bom plano ao chegar aos “quartos” do Euro 2016, poderia ter feito melhor no Mundial 2018 – terminou no último lugar do grupo H com menos um ponto que Japão e Senegal – e qualificou-se sem problemas para a fase final do Euro 2020, tendo dominado o grupo G com 25 pontos conquistados em 30 possíveis. No plano teórico, a equipa polaca surge como terceira força do grupo 1, atrás de Holanda e Itália, mas tudo nos leva a crer que terá uma palavra a dizer no que diz respeito à luta pelo acesso à próxima fase.
Equipa equilibrada, consistente, forte do ponto de vista físico e dotada de recursos interessantes no ataque, a seleção escolhida por Jerzy Brzeczek não vai poder contar com a sua principal figura neste embate com a Holanda: o avançado Robert Lewandowski, em férias após a conquista da Liga dos Campeões ao serviço do Bayern de Munique. Atendendo à ausência de Lewadowski, a frente de ataque deverá ficar entregue a Piatek, apoiado de perto por Zielinski, Szymanski e Grosicki no ataque à baliza presumivelmente à guarda de Cillessen. Os polacos têm igual capacidade para criar perigo e contrariar a organização defensiva adversária, mas é factual que a ausência de Lewandowski fragiliza a equipa.
Onze provável: Szczesny, Bereszynski, Glik, Bednarek, Rybus, Góralski, Krychowiak, Zielinsmki, Szymanski, Grosicki, Piatek
Dica de Prognóstico
A seleção holandesa é favorita à conquista dos três pontos neste desafio e deverá conseguir superiorizar-se, não obstante o valor da equipa polaca que tem capacidade mais que suficiente para equilibrar o desafio.