Holanda – Irlanda do Norte (Euro 2020)
A seleção holandesa segue no terceiro lugar do grupo C com menos um jogos disputado (e menos três pontos) que as congéneres da Alemanha e da Irlanda do Norte, ambas na liderança do grupo. A “laranja mecânica” que vencer para assumir a um dos dois lugares que dão acesso à fase final do Euro 2020.
A seleção da Holanda mede forças com a Irlanda do Norte na “Banheira de Roterdão” em encontro que pode valer a ascensão ao segundo lugar do grupo. Em caso de vitória, os holandeses trocarão de lugar com a Irlanda do Norte, cenário altamente provável.
Arredada das últimas fases finais de grandes competições, a Holanda dispõe agora de uma geração de jogadores muito interessante. Atendendo ao que esta seleção tem conseguido, tudo se conjuga para o regresso aos grandes palcos, tal como ficou patente ao longo da participação na Liga das Nações, competição em que perdeu a final diante da seleção portuguesa por uma bola a zero. Para além das figuras já bem conhecidas do grande público, nesta convocatória de Ronald Koeman, chamamos a atenção para Donyell Malen, avançado de 20 anos que tem estado em grande no PSV Eindhoven e poderá muito bem ser titular dada a ausência de Steven Bergwijn. Quincy Promes, atualmente no Ajax, é outra das soluções para o lugar de Bergwijn.
Nos quatro encontros disputados pela Holanda nesta fase de qualificação, todos os desafios tiveram quatro ou mais golos. A formação do “país das Tulipas” venceu a Bielorrússia (4-0), perdeu na receção à Alemanha (2-3), “vingou-se” na visita a solo germânico (2-4) e bateu a Estónia sem dificuldades (0-4). A Irlanda do Norte será uma adversária bem mais exigente que as congéneres da Bielorrússia e da Estónia, mas dificilmente conseguirá travar o demolidor ataque da seleção holandesa.
Onze Provável: Cillessen, Veltman, de Ligt, Van Dijk, Blind, de Jong, Wijnaldum, Roon, Malen, Babel, Depay
A Irlanda do Norte é a terceira força do grupo C. Ainda que ocupe o segundo lugar em igualdade pontual com a Alemanha ao cabo de cinco jornadas, a verdade é que as hipóteses desta equipa relativas ao apuramento para o Euro 2020 são reduzidas. A atual situação deve-se, sobretudo, à calendarização benéfica para os irlandeses – nas quatro primeiras jornadas, só mediram forças com Estónia (2-0, 1-2) e Bielorrússia (2-1, 0-1). À quinta ronda, no duelo com a Alemanha, os eleitos de Michael O’Neill não foram capazes de pontuar no Windsor Park em noite de receção à seleção da Alemanha, sendo que saíram derrotados por duas bolas a zero. Apesar do empenho dos jogadores da Irlanda do Norte, a superior qualidade alemã acabou mesmo por fazer a diferença no relvado de Belfas e perspetiva-se que essa situação se verifique novamente nesta deslocação a Roterdão. A defesa da equipa da Irlanda do Norte dificilmente conseguirá suster o maior ascendente holandês, perspetivando-se que os donos da casa assumam as despesas do jogo desde os primeiros instantes.
A visita à Holanda corresponde ao primeiro grande desafio para a Irlanda do Norte a jogar fora de casa. O calendário daqui em diante é tudo menos simpático – após a visita a Roterdão, a Irlanda do Norte vai receber Holanda e Alemanha em novembro. A
Onze Provável: Peacock-Farell, Dallas, Cathcart, Evans, Lewis, Evans, McGinn, Davis, Saville, McNair, Washington
Tudo indica que os três pontos fiquem em Roterdão, perspetivando-se um encontro com muitos golos.