Empoli – Palermo (Série A)
Empoli e Palermo são dois emblemas que esperam que o novo ano de 2017 traga melhor sorte. As duas equipas lutam por abandonar os últimos lugares da tabela, algo que não se perspetiva fácil sobretudo para o conjunto da Sicília. Duelo importante entre rivais diretos na abertura da 19ª jornada do campeonato italiano.
Em caso de vitória, o Empoli dá um passo importante (embora muito longe de ser decisivo) na luta pela permanência no principal escalão italiano. Na 17ª posição com mais quatro pontos que o Pslermo (18º), se vencer, ficará com sete de vantagem sobre os “rosaneros” e bem mais tranquilo em termos classificativos por sinal. Mais do que a boa vantagem pontual por si só, esse cenário permitiria encarar os próximos desafios com uma disponibilidade totalmente distinta, com um alívio do ponto de vista psicológico que é determinante. Curiosamente, o Empoli é uma equipa que conquistou mais pontos fora de portas que a jogar em casa.
Nos últimos cinco jogos disputados para o campeonato italiano, o Empoli conquistou apenas quatro pontos, graças a um empate sem golos em Bologna e a uma vitória caseira frente ao Cagliari (2-0) – foi a segunda vitória em casa na atual temporada, depois de ter levado a melhor na receção ao Crotone (2-1) ainda em setembro. De entre as três equipas que estão em zona de descida, o Palermo é a única que falta ao Empoli defrontar.
A pausa de inverno não permitiu ao Empoli recuperar todas as suas unidades. Marco Zambelli, Andrea Costa e Federico Barba permanecem indisponíveis por lesão.
Onze Provável: Skorupski, Laurini, Bellusci, Cosic, Pasqual, Diousse, Krunic, Croce, Saponara, Pucciarelli, Mchedlidze
O Palermo quebrou um ciclo de 12 (!) jogos consecutivos sem vencer no penúltimo encontro disputado em 2016, ao protagonizar a surpresa da jornada com uma vitória no Luigi Ferraris (3-4) diante do Genoa. No jogo seguinte, empatou com o Pescara (1-1) e igualou a sua melhor série do ano – dois jogos consecutivos a pontuar. A pausa de inverno chegou em boa hora, uma vez que permitiu a Eugenio Corini, sucessor de Roberto de Zerbi no comando técnico da equipa, trabalhar sem a pressão proporcionada pelo calendário – orientou o primeiro jogo no início de dezembro. O 1x3x5x2 do Palermo estará certamente mais consistentes e a equipa à imagem do treinador em termos de jogo. Os “rosaneros” precisam de produzir muito mais do que aquilo que demonstraram até à data, sob pena de caírem na Série B, cenário que tem sido colocado com demasiada frequências nas últimas épocas à equipa siciliana. Tal como acontece no Empoli, o Palermo também não surge na máxima força apesar da pausa de inverno. Slobodan Rajkovic e Sinisa Adjelkovic continuam lesionados.
Atendendo ao facto de defrontar um rival directo na luta pela permanência bem como à desvantagem de quatro pontos que possui, o Palermo tem um encontro de extrema importância aqui. Mesmo que não consiga vencer, impedir que a diferença aumente para sete pontos é fulcral.
Onze Provável: Posavec, Cionek, Gonzalez, Goldaniga, Rispoli, Alessami, Jajalo, Henrique, Gazzi, Quaison, Nestorovski
Na época passada, o Empoli venceu em Palermo e na segunda volta registou-se um empate sem golos. Prevê-se mais um encontro equilibrado entre estas duas formações. O medo de perder poderá sobrepor-se à vontade de vencer (sobretudo no seio da equipa visitante), tendência que imperará caso o equilíbrio seja nota dominante com o avançar do relógio.