Bayern de Munique – Atlético de Madrid (Liga dos Campeões)
Arredado da luta pelo primeiro lugar, o Bayern de Munique recebe o Atlético de Madrid na derradeira jornada do grupo D da Liga dos Campeões 2016/17. A equipa bávara quer manchar o percurso imaculado dos “Colchoneros”.
Rostov-na-Donu assistiu a uma noite memorável à custa do Bayern de Munique. O colosso da Baviera foi surpreendido pelo FK Rostov na visita ao Olimp-2 e ficou condenado a terminr o grupo D na segunda posição, uma vez que o Atlético de Madrid venceu na receção ao PSV Eindhoven, manteve a liderança do grupo e aumentou a vantagem pontual em relação à equipa alemã para seis pontos. Derrotado na Rússia (3-2) e em Espanha (1-0), o Bayern de Munique ambiciona manter o registo caseiro 100 por cento vitorioso depois de ter goleado o FK Rostov (5-0) e o PSV Eindhoven (4-1).
Terminar o grupo D no segundo lugar está longe de ser um problema para o Bayern de Munique atendendo ao valor que possui, capaz de medir forças com qualquer adversário em prova. Embora o jogo não sirva para mais que cumprir calendário – pelo menos do ponto de vista classificativo -, os alemães têm “contas a ajustar” com os espanhóis desde as meias-finais da última edição da Liga dos Campões e esforçar-se-ão para conquistar os três pontos. Independentemente das escolhas de Carlo Ancelotti para este desafio, a motivação dos jogadores para encarar qualquer partida na Liga dos Campeões está nos píncaros e uma boa vitória frente a um adversário com valor permitiria à equipa ganhar confiança, sobretudo numa altura em que tem passado por alguns percalços. Depois de uma vitória por três bolas a uma em Mainz na sexta-feira, o Bayern volta à ação privado dos serviços de Kingsley Coman e Julian Green.
Onze Provável: Neuer, Kimmich, Martínez, Hummels, Alaba, Vidal, Alcânyara, Muller, Robben, Douglas, Lewandowski
Finalista vencido da Liga dos Campeões 2016/17, o Atlético de Madrid esforça-se por provar que é um forte candidato a voltar a marcar presença na decisão. Os “Colchoneros” são o único conjunto 100 por cento vitorioso na atual Liga dos Campeões e já garantiram o acesso aos oitavos-de-final enquanto líderes do grupo D. Com sete golos marcados e apenas um sofrido, a equipa da capital espanhola venceu quatro dos cinco jogos que disputou pela margem miníma, inclusive o triunfo frente ao Bayern de Munique na segunda jornada por uma bola a zero. No compromisso europeu mais recente, aproveitou o desaire do Bayern em Rostov da melhor maneira possível e bateu o PSV Eindhoven no Vincente Calderón por duas bolas a zero. Depois de um empate sem golos na receção ao Espanyol que não permitiu aproveitar o empate entre Barcelona e Real Madrid, o Atlético visita a Baviera, região alemã em que garantiu o acesso à final de Milão na época passada.
Atendendo ao facto de já ter o apuramento garantido, Diego Simeone poderá promover algumas alterações em relação à habitual constituição da equipa. As peças do xadrez do argentino poderão mudar, mas a estratégia mantém-se, subordinada a uma filosofia em que o “esforço não se negoceia”. O Atlético sente-se confortável em jogos com este tipo de caraterísticas pela capacidade que apresenta em organização defensiva. Compacto, agressivo e forte em transição, o Atlético de Madrid apostará na fórmula habitual em noite de visita à Allianz Arena.
Onze Provável: Oblak, Juanfran, Giménez, Godín, Hernández, Gabi, Koke, Ñiguez, Carrasco, Gameiro, Griezmann
Perspetiva-se um encontro equilibrado, à imagem do que aconteceu nos últimos três que envolveram as duas equipas, sempre decididos pela margem miníma.