Atalanta – Bologna (Série A)
A jornada 35 da Série A 2019/20 abre com o embate entre Atalanta e Bologna. Os donos da casa querem dar continuidade à sequência invicta que atravessam, ao passo que o Bologna, já sem nenhum objetivo concreto, tenta recuperar da goleada sofrida às mãos do AC Milan.
Análise Atalanta
A Atalanta já tem a presença entre os quatro primeiros assegurada, bem como o acesso à fase de grupos da Liga dos Campeões da próxima temporada. A equipa de Bergamo ocupa o terceiro lugar por esta altura com 71 pontos somados em 34 jornadas, dois pontos acima da Lazio (4º) e um abaixo do Inter de Milão (2º). Há 16 jogos oficiais que a Atalanta não conhece o sabor da derrota, registo notável até porque apenas três desses 16 encontros não se saldaram em vitórias, um deles, o último, frente ao Hellas Verona (1-1). Apenas três dias depois, a Atalanta regressa à ação para medir forças com o Bologna, sendo que os últimos sete encontros caseiros se traduziram em vitórias.
O empate frente ao Hellas não retira brilhantismo ao grande momento que a Atalanta atravessa, equipa que apresenta um registo impressionante do ponto de vista ofensivo com 94 (!) marcados em 34 desafios. A máquina ofensiva mais bem oleada da Europa promete continuar a fazer estragos nas rondas que faltam, apontando à conquista do segundo lugar, classificação que ficaria para sempre na história da equipa de Bergamo. Frente ao Bologna, a Atalanta jogará ao ataque como de costume, pautando pela verticalidade e pela criatividade no último terço do terreno.
Hans Hateboer falha o encontro devido a castigo.
Onze provável: Gollini, Tolói, Caldara, Djimsiti, Roon, Pasalic, Castagne, Gosens, Gómez, Muriel, Zapata
Análise Bologna
O Bologna segue no 10º lugar da pauta classificativa com 43 pontos somados em 34 encontros. A equipa treinada por Sinisa Mihajlovic está a rubricar uma boa temporada, consistente, situando-se agora na parte intermédia da tabela, já sem preocupações no que concerne à permanência no campeonato italiano e sem ambições relativas ao acesso à Europa.
Desde que a ação foi retomada no Calcio, o Bologna somou duas vitórias, empatou três jogos e perdeu outros tantos, um deles o mais recente encontro, frente ao AC Milan, por cinco bolas a uma. Sinisa Mihajlovic descreveu o desempenho do conjunto sob suas ordens como “vergonhoso” e a verdade é que, atendendo ao que tem sido a atual temporada da equipa, o resultado frente à equipa “rossonera” figura como atípico, ou não estivéssemos falar de uma equipa combativa, com um nível competitivo que permite dar boa luta a qualquer adversário. Ambas as equipas marcaram nos últimos sete jogos disputados pelo Bologna e há 33 (!) jogos oficiais que a equipa sofre golos, sendo que leva 57 btentos encaixados ao todo, segundo pior registo das equipas que neste momento se encontram do 10º lugar para cima. Frente a uma equipa como a Atalanta, esse dado estatístico não permite perspetivar nada de bom…
Schouten não vai a jogo por lesão, ao passo que Dijks está suspenso.
Onze provável: Skorupski, Tomiyasu, Danilo, Denswil, Krejci, Domínguez, Medel, Soriano, Orsolini, Barrow, Palacio
Dica de Prognóstico
A Atalanta quer somar mais uma vitória para ascender ao segundo lugar da classificação, mesmo que à condição. Frente a uma equipa com as fragilidades defensivas que este Bologna exibe, perspetiva-se que os locais triunfem por uma margem superior a um golo de diferença.