AC Milan – Frosinone (Série A)
O AC Milan entra na penúltima jornada da Série A 2018/19 ainda envolvido na luta pelo acesso à Liga dos Campeões da próxima temporada. A formação “rossonera” vai ter pela frente o já despromovido Frosinone.
A vitória por uma bola a zero na visita ao reduto da Fiorentina permitiu ao AC Milan chegar a esta penúltima jornada na luta pelo acesso à Liga dos Campeões 2019/20. A equipa “rossonera” orientada por Gennaro Gattuso espera conquistar seis pontos para poder manter a vantagem em relação à Roma (tem os mesmos 62 pontos) e, no melhor dos cenários, anular a desvantagem para a Atalanta (mais três pontos) que nesta jornada viaja até ao reduto da já campeã Juventus.
O percurso dos milaneses não tem sido um “mar de rosas” e a imprensa italiana até já aponta o técnico Gennar Gattuso à porta da saída, apontando inclusive potenciais sucessores. As únicas certezas são as de que Gattuso orientará a equipa nestas últimas duas jornadas – frente a Frosinone e SPAL 2013 – e que o AC Milan continua a lutar pelo regresso à Liga dos Campeões, objetivo importante tanto por uma questão de prestígio, ou não se tratasse de um dos maiores vencedores da prova, como pela componente financeira. Após duas vitórias consecutivas, o AC Milan vai enfrentar um adversário que já tem a despromoção confirmada e que durante a atual campanha raramente demonstrou reais capacidades para ficar entre a elite. O favoritismo está do lado dos donos da casa que deverão conquistar uma vitória confortável aqui.
Bonaventura, Caldara e Calabria continuam lesionados, enquanto Lucas Paquetá se encontra suspenso. Apesar da discussão de algumas semanas entre Gattuso e Bakayoko, é expectável que o médio regresse ao onze aqui.
Onze provável: Donnarumma, Abate, Musacchio, Romagnoli, Rodríguez, Bakayoko, Çalhanoglu, Kessié, Suso, Borini, Piatek
Pouco ou nada resta ao Frosinone, penúltimo colocado da tabela com 24 pontos e já sem hipóteses de sair da atual situação. Há muito que o Frosinone viu a sua despromoção confirmada e ainda há mais tempo se percebia que a equipa dificilmente teria hipóteses de escapar a um dos últimos três lugares, situação que se veio a confirmar. Sem nenhuma vitória nos últimos cinco desafios que disputou, o Frosinone somou quatro derrotas nessa sequência e não conseguiu mais que empatar a duas bolas com o Sassuolo, perdendo os restantes desafios às mãos de Inter (1-3), Cagliari (1-0), Nápoles (0-2) e Udinese (1-3) – o facto de ter sofrido pelo menos dois golos em cada um dos últimos três desafios é um dado a ter em consideração. De resto, falamos do conjunto que apresenta a segunda defes amais batida da Série A com um total de 67 golos encaixados em 36 jogos, tantos quanto o Empoli.
Marco Sportiello vai regressar à baliza depois de ter cumprido castigo na última jornada. Bartosz Salamon, Raman Chibsah e Mirko Gori ficam os três de fora devido a lesão.
Onze provável: Sportiello, Ariaudo, Goldaniga, Brighenti, Paganini, Beghetto, Sammarco, Vanzania, Cassata, Ciano, Pinamonti
Para efeitos de classificação final, o AC Milan é a única equipa que entra em campo a precisar de conquistar os três pontos. Os jogadores do Frosinone têm aqui mais uma boa oportunidade para se mostrarem nos grandes palcos mas já não possuem qualquer tipo de aspiração.