Irlanda do Norte – Holanda (Euro 2020)
A Irlanda do Norte e a Holanda colocam-se frente a frente este sábado no Windsor Park, em Belfast, num desafio a contar para a 7ª jornada do Grupo C da fase de qualificação para o Euro 2020. Os homens da casa chegam aqui depois de uma vitória num amigável diante da República Checa. Do outro lado chega uma formação holandesa que, caso consiga vencer aqui, ficará com a qualificação à próxima fase assegurado.
A Irlanda do Norte ocupa o 3º lugar com 12 pontos, fruto de 4 vitórias e 2 derrotas, com parciais de 8 golos marcados e 7 golos sofridos. Depois de excelente arranque neste Grupo C onde venceu os quatro primeiro jogos, batendo a Estónia (2-0), Bielorrússia (2-1), Estónia (1-2) e Bielorrússia (0-1), a Irlanda do Norte acabou por perder os últimos dois jogos, diante da Alemanha (0-2) e Holanda (3-1). Para este jogo, a formação caseira preparou-se com uma vitória num amigável diante da República Checa (2-3), e agora é imprescindível vencer aqui.
No entanto, caso esta formação comandada por Michael O’Neill saia derrotada nesta partida, e a Alemanha vença a Bielorrússia, a Irlanda do Norte pode dizer adeus ao sonho de participar no Euro 2020. O técnico Michael O’Neil tem sido consistente na escolha dos homens para a parte mais recuada do terreno, mas tem tido dificuldade em encontrar a linha da frente ideal, e o lugar de avançado solitário a ser disputado por Kyle Lafferty e Josh Magennis.
Onze Provável: Peacock-Farrell – Smith, Catchcart, Evans e Lewis – Davis, Saville, McNair, McGinn e Evans – Lafferty.
A Holanda, por sua vez, ocupa o 1º lugar com 15 pontos, fruto de 5 vitórias e 1 derrota, com parciais de 20 golos marcados e 6 golos sofridos. Os holandeses estão a realizar uma óptima campanha na prova, começaram por vencer a Bielorrússia (4-0), somaram depois a única derrota no grupo contra a Alemanha (2-3) e, desde aí, redimiram-se e não foram mais derrotados, vingando-se da Alemanha (2-4) logo de seguida, e venceram depois a Estónia (0-4), Irlanda do Norte (3-1) e Bielorrússia (1-2).
A formação comandada por Ronald Koeman lidera este Grupo C com os mesmos pontos que a Alemanha, e com 3 pontos de vantagem sobre este adversário em jogo, pelo que uma vitória aqui asseguraria a qualificação à próxima etapa. Quando estas duas selecções se encontraram ainda em meados de Outubro, a Holanda esteve a perder até aos últimos 10 minutos de jogo, altura em que marcou 3 golos para assinalar a reviravolta. Com a qualificação ainda por assegurar, Koeman não deverá arriscar e deverá entrar com o XI habitual, embora o lugar de extremo direito esteja a ser bem disputado em Bergwijn e Malen.
Onze Provável: Cillessen – Veltman, Ligt, Dijk e Blind – Jong, Roon e Wijnaldum – Bergwijn, Depay e Babel.
A Holanda é a equipa com mais golos marcados neste Grupo C, e chega aqui ciente de que uma vitória carimbaria o acesso ao Euro 2020. A Irlanda do Norte precisa urgentemente da vitória, pois em caso de derrota dirá adeus à qualificação, o que poderá levar a formação da casa a apostar numa estratégia mais ofensiva.