Inter de Milão – Sampdoria (Série A)
Inter de Milão e Sampdoria têm a honra de encerrar a 30ª jornada da Série A 2016/17, invariavelmente marcada pelo embate entre Nápoles e Juventus. O Inter quer manter o ímpeto depois da pausa para compromissos de seleções.
Pressionado pelas vitórias de Atalanta e Lazio, formações que entraram em cena no domingo, o Inter de Milão sabe que só a vitória interessa na receção à Sampdoria, isto se não quiser perder terreno na luta pelo acesso às competições europeias.
Embora tenha perdido pontos em dois dos últimos cinco encontros que disputou, o Inter de Milão tem estado a bom nível e demonstra capacidade suficiente para garantir um lugar nas provas europeias da próxima temporada. A derrota no terreno da AS Roma (1-3) e o empate no reduto do Torino (2-2) não são, de modo algum, resultados que comprometam as aspirações milanesas. Pelo meio, duas goleadas aplicadas a Cagliari (1-5) e à rival Atalanta (7-1), naqueles que foram dois dos melhores jogos da atual temporada. Com nove vitórias nos últimos dez jogos em casa, o Inter entra em cena de olhos postos em ampliar o registo positivo.
O Inter de Milão não tem grande razões de queixa na sequência da pausa para compromissos de seleções, uma vez que nenhum dos seus jogadores regressou a Milão lesionado. O plantel está todo à disposição de Stefano Pioli e o técnico italiano deverá organizar a equipa no seu habitual 1x3x4x3, com Ever Banega no apoio a Icardi, ao invés da aposta em João Mário.
Onze Provável: Handanovic, Ansaldi, Medel, Miranda, Candreva, D’Ambrosio, Gagliardini, Kondogbia, Banega, Perisic, Icardi
A Sampdoria atravessa uma das melhores fases da temporada, consolidando o seu lugar na parte intermédia da tabela classificativa, uma vez que ocupa a 9ª posição com 41 pontos, tantos quanto o Torino (10º). O objetivo está cumprido e passa por terminar a respetiva participação nas primeiras dez posições. Após uma série de sete jogos sem derrotas que incluíram cinco triunfos – inclusive diante de AS Roma (3-2) e AC Milan (0-1) -, a Samp não foi capaz de se superiorizar à pentacampeã Juventus no Luigi Ferraris, ainda que tenha obrigado a “Vecchia Signora” a dar o melhor de si para sair com uma vitória pela margem miníma (0-1).
Fora de portas, a Sampdoria atravessou uma fase muito negativa, tendo conquistado apenas três pontos (outros tantos empates) em 12 jogos. A série em causa terminou com uma surpreendente vitória em San Siro (0-1), tendo empatado com o Palermo (1-1) e vencido em Genoa (0-1) nas duas deslocações seguintes.
Luís Muriel é a única baixa para esta deslocação a Milão. O avançado colombiano está lesionado e não poderá dar o seu contributo neste desafio, reduzindo a capacidade da equipa no capítulo do contra ataque. Ainda assim, nesta visita ao Meazza, a Sampdoria baixará as linhas, permitirá à formação local assumir o jogo e tentar causar estragos em transição.
Onze Provável: Viviano, Sala, Skriniar, Silvestre, Regini, Torreira, Barreto, Praet, Bruno Fernandes, Schick, Quagliarella
O histórico recente entre as duas equipas é equilibrado: Em cinco jogos, registaram-se duas vitórias para cada lado e um empate a um golo. Na primeira volta, ainda sob as ordens de Frank de Boer, a Sampdoria venceu o Inter de Milão por uma bola a zero.