Fenerbahce Ulker – CSKA Moscovo (Euroleague)
O jogo da semana na Euroleague coloca, frente a frente, dois dos mais conceituados técnicos do basquetebol europeu. Zeljko Obradovic e Ettore Messina voltam a estar em lados opostos do campo, num confronto que já se repetiu por três vezes em finais desta competição, em 2002, 2007 e 2009. Obradovic venceu todos esses confrontos, sempre ao serviço do Panathinaikos, enquanto Messina enfrentou o primeiro ao serviço do Kinder Bolonha e os dois seguintes com a sua equipa atual, o CSKA. Dizer que se trata de uma possibilidade de vingança de Messina é dizer pouco sobre este encontro. Se a equipa russa tem vindo, ao longo das últimas temporadas, a reforçar o seu plantel, de maneira a lançar-se à conquista do cetro europeu, os turcos buscaram na contratação de Obradovic e no fortalecimento do seu plantel a possibilidade de se tornarem, desde já, competidores de topo. Somando ambos duas vitórias, este será o primeiro encontro em que alguma das equipas terá que se vergar a um adversário mais forte. Qual delas será?
O Fenerbahce Ulker conta por vitórias todos os encontros oficiais disputados na presente temporada. Nos jogos da Euroleague, venceu o BC Budivelnik por 102-84, na Ucrânia, seguindo-se uma vitória caseira frente ao FC Barcelona, por 75-70. Linas Kleiza e Bojan Bogdanovic têm sido as principais armas da equipa, em termos ofensivos, tudo indicando que, nesse aspeto, nada se alterará na equipa. Com a ausência de Kenan Sipahi, que se lesionou no último encontro da Liga Turca, Bo McCalleb poderá ver-se obrigado a ficar bastantes mais minutos em campo, enquanto no jogo interior, Luka Zoric e Gasper Vidmar terão que manter o seu impacto ofensivo, de maneira a não permitir que o seu adversário tome conta do encontro.
O CSKA Moscovo também só sabe o que é vencer, nos seus jogos oficiais desta temporada. No entanto, a viagem a Istambul também representa o desafio mais exigente até ao momento. Nas jornadas disputadas na Euroleague, os russos bateram o JSF Nanterre, fora, por 62-59, seguindo-se nova vitória, desta vez em casa, frente ao Budivelnik, por 72-67. Na equipa russa, as ameaças ofensivas partem de Sasha Kaun, que é o jogador que mais pontos marca, mas também de atletas como Jeremy Pargo e Milos Teodosic, que formarão uma dupla bem complicada de parar no jogo exterior. Victor Khryapa será o homem para parar Linas Kleiza, enquanto Kaun, Nenad Krstic e Kyle Hynes tentarão controlar a luta das tabelas.
Num jogo de imensos equilíbrios, o Fenerbahce Ulker poderá utilizar o fator casa e a mestria do seu treinador para impor uma curta vantagem que seja possível de gerir até final do encontro. O CSKA tudo fará para mudar isso, mas precisará de uma exibição de grande categoria para conseguir vencer.
Os interesses da semana não ficam por aqui. O Olympiacos recebe o Bayern de Munique e, das duas uma: ou o campeão dá uma lição ao novato, ou os alemães continuam a crescer e a afirmar-se na competição. No mesmo grupo, o Unicaja Málaga recebe o Galatasaray Liv e tentará aproveitar o fator casa para começar a marcar a sua posição no Grupo C.
A Bet365 oferece-lhe 50€ de bónus para apostar neste jogo: http://bitly.com/50eurbonus