Chelsea – Norwich (Premier League)
A jornada 36 da Premier League 2019/20 arranca em Stamford Bridge com a realização do embate entre o Chelsea e o já relegado Norwich.
Análise Chelsea
Cinco dias depois do inesperado desaire na visita ao Sheffield United por três bolas a zero, o Chelsea volta à ação para medir forças com o Norwich em mais um importante duelo na luta pelo acesso à Liga dos Campeões da próxima temporada. A três jornadas do fim da Premier League, o embate com o atual “lanterna vermelha” e já relegado Norwich corresponde ao desafio mais acessível para os “Blues” até final, uma vez que se seguem encontros diante de Liverpool e Wolves.
Os dois últimos lugares de acesso à Liga dos Campeões têm ainda três candidatos: Chelsea, Leicester e Manchester United, sendo que nesta luta, todos os pontos contam. Nos sete jogos disputados após a retoma, os “Blues” asseguraram seis vitórias e perderam por duas vezes, a primeira frente ao West Ham (3-2), a segunda diante do Sheffield Unired (3-0). O embate com o Sheffield correspondeu, logicamente, à primeira vez que o Chelsea ficou “em branco” desde regresso. O já relegado Norwich parece ser o adversário ideal para o Chelsea nesta fase, conjunto apostado em regressar às vitórias depois de um deslize que decerto não estava nas contas. Apesar da exibição menos conseguida na visita ao Sheffield, certo é que o conjunto gerido por Frank Lampard tem deixado muito mais apontamentos positivos que negativos em termos de jogo, perspetivando-se que consiga mesmo chegar à Liga dos Campeões da próxima temporada. Para isso, levar de vencida esta equipa do Norwich é obrigatório.
Gilmour e Tomori permanecem de fora, ao passo que Kanté poderá mesmo regressar às contas nesta partida.
Onze provável: Kepa, Azpilicueta, Rudiger, Zouma, Alonso, Jorginho, Barkley, Kovacic, Willian, Hudson-Odoi, Giroud
Análise Norwich
Ano “horribilis” para o Norwich, emblema que, a três jornadas do fim, já conhece a respetiva sentença: em 2020/21, disputará o Championship. A interrupção motivada pela pandemia COVID-19 de nada serviu ao Norwich que não foi capaz de subir de produção neste período de retoma e acabou mesmo por cair para o segundo escalão. Os “Canaries” perderam os seis jogos que disputaram para a Premier neste período de retoma e caíram às mãos do Manchester United na FA Cup. Para além de ter apenas 21 pontos conquistados em 35 jornadas, cortesia de cinco vitórias e seis empates, este Norwich apresenta o ataque que menos produz na competição (26 golos marcados) e a defesa mais batida (67 golos sofridos). Neste período de retoma, em seis jornadas do campeonato inglês, o Norwich só conseguiu encontrar os caminhos para o golo em uma ocasião, nomeadamente na visita ao terreno do rival direto na luta pela permanência Watford (2-1).
Após sete derrotas consecutivas e um desaire por quatro bolas a zero às mãos do West Ham três dias antes desta visita a Stamford Bridge, não há qualquer motivo que nos leve a crer que este Norwich poderá retirar algo de positivo deste desafio, mesmo tendo em consideração que a ausência de pressão é, por esta altura, praticamente absoluta, atendendo ao facto de a descida estar já confirmada.
Onze provável: Krul, Aarons, Klose, Godfrey, Lewis, Tettey, McLean, Stiepermann, Cantwell, Hernández, Idah
Dica de Prognóstico
Qualquer resultado que não uma vitória tranquila do Chelsea assumirá contornos de escândalo. Os “Blues” precisam de pontuar na luta pelo acesso à “liga milionária” e o Norwich já sabe que na próxima temporada vai disputar o Championship.