Chelsea – Manchester City (Taça EFL)
A final da Taça da Liga inglesa disputa-se este domingo à tarde, com o Chelsea o Manchester City a disputarem este troféu em Wembley. O Chelsea chega aqui com a goleada sofrida às mãos do City bem viva na sua memória, e Sarri precisa de obter resultados rapidamente de modo a assegurar a permanência no cargo de treinador principal. Do outro lado chega um Manchester City que disputa um dos quatro troféus que tem ainda ao seu alcance esta temporada, e pode mesmo revalidar o título de campeão em prova.
O Chelsea chega aqui após ter eliminado o Liverpool, Derby County, Bournemouth e Tottenham nas etapas anteriores. Esta é uma competição que os Blues já venceram por 5 vezes, com a última delas a ter sido em 2014/15, e desde aí que o mais longe que tinham conseguido chegar foram as meias-finais da última temporada, onde acabaram por perder contra o Arsenal. O Chelsea tem sido uma equipa muito inconsistente recentemente, venceu 3 dos últimos 6 jogos em todas as competições, e perdeu os restantes 3.
Durante esta última semana a equipa disputou dois jogos, perdeu primeiro em casa contra o Manchester United (0-2), acabando eliminado da Taça de Inglaterra, e depois venceu na recepção ao Malmo (3-0), qualificando à próxima etapa da Liga Europa. Ainda este mês de Fevereiro o Chelsea mediu forças com este adversário em jogo, mas para o campeonato, um jogo em que acabou humilhado ao perder por 6-0 no Etihad, um resultado ainda bem vivo na memória da equipa. Sarri tem sido alvo de duras críticas e precisa de obter resultados, e conquistar este troféu poderá mesmo acalmar as coisas. Ainda que sem baixas confirmadas, Kepa Arrizabalaga e Pedro estão em dúvida.
Onze Provável: Arrizabalaga – Azpilicueta, Rudiger, Luiz e Emerson – Jorginho, Kanté e Barkley – Pedro, Higuaín e Hazard.
O Manchester City, por sua vez, chega aqui depois de ter eliminado o Oxford United, Fulham, Leicester City, e Burton Albion, apresentando-se nesta final como o actual campeão em título da Taça EFL, prova que venceu por 5 vezes na sua história, sendo as mais recentes em 2013/14, 2015/16 e 2017/18. A última vez que os Citizens perderam nesta competição foi em em Outubro de 2016, e pode agora tornar-se a primeira a conseguir revalidar o título após o Manchester United o ter feito nas épocas 2008/09 e 2009/10. Este é um dos quatro troféus ao alcance do City esta temporada, com a equipa a poder ainda vencer a Liga dos Campeões, Premier League e Taça de Inglaterra.
Os Citizens atingiram um excelente momento de forma, tendo vencido 13 dos últimos 14 jogos consecutivos em todas as competições, cometendo apenas um deslize nesse registo, e enfrentam aqui uma equipa que ainda há menos de duas semanas golearam por 6-0. Gabriel Jesus, Benjamin Mendy, Claudio Bravo e Mangala estão de fora, todos lesionados, ficando ainda em dúvida John Stones e Fabian Delph. Bernardo Silva tem sido bastante elogiado por Guardiola e irá certamente ter um lugar garantido no onze. Sané salvou o Manchester City a meio da semana, contra o Schalke na Liga dos Campeões, ao realizar uma excelente exibição, e poderá ser recompensado com a titularidade nesta final.
Onze Provável: Ederson – Walker, Fernandinho, Laporte e Danilo – Gundogan, Bruyne e Silva – Sterling, Aguero e Sané.
As duas equipas ambicionam este título, o Chelsea como forma de Sarri suavizar as coisas para o seu lado, e o City para revalidar o título. Avaliando o actual momento de forma das duas equipas, o Manchester City é o grande favorito a sair vencedor, ainda que possa enfrentar alguma resistência por parte dos Blues, que com individualidades como Hazard, Pedro, Higuain, entre outros, são sempre uma equipa perigosa.