Liderança partilhada. O Bayern de Munique soube aproveitar mais um deslize do Borussia Dortmund e igualou a formação do Westfalenstadion no topo da tabela classificativa da Bundesliga. O pós-pausa de inverno tem sido um período traumático para a formação orientada por Lucien Favre. O RB Leipzig subiu ao pódio e o Bayer Leverkusen está novamente em lugar de acesso às provas europeias.
Fevereiro para esquecer em Dortmund

Foto: “Bongarts/Getty Images/Alexander Hassenstein”
O Borussia Dortmund disputou o último encontro antes da tradicional pausa de inverno no dia 21 de dezembro, ocasião em que derrotou o Borussia Monchengladbach por duas bolas a uma e encerrou a primeira volta com seis pontos de avanço em relação ao Bayern. No regresso à ação, em janeiro, o BVB também cumpriu ao superiorizar-se a RB Leipzig (0-1) e Hannover 96 (5-1), mas a partir daí entrou numa espiral negativa da qual tarda a sair. Dos seis jogos disputados em fevereiro, venceu um, empatou quatro e perdeu outro. Desperdiçou seis pontos em jogos da Bundesliga ao empatar com Eintraxht (1-1), Hoffenheim (3-3) e Nurnberg (0-0), foi eliminado da Taça da Alemanha nas grandes penalidades após um empate a três no tempo regulamentar e venceu apenas o Bayer Leverkusen (3-2). O mês de março chegou e, com ele, o adeus à liderança isolada.
O Borussia Dortmund viajou até à WWK Arena para enfrentar o Augsburg no encontro que inaugurou a jornada 24 e saiu derrotado com dois golos do coreano Ji Don-won, deixando o primeiro lugar à “mercê” do Bayern de Munique. Na visita ao Borussia-Park, o Bayern de Niko Kovac não desperdiçou a oportunidade dada pelo Borussia e desde cedo começou a construir uma vitória que culminaria com uma goleada de cinco bolas a uma, golos de Javi Martínez, Thomas Muller, Robert Lewandowski (2) e Serge Gnabry.
O “gigante da Baviera” somou aquele que foi o seu nono triunfo nas últimos dez jornadas da Bundesliga 2018/19 e partilha a liderança com o Borussia Dortmund, embora apresente desvantagem tanto no confronto direto quanto no capítulo do “goal average” (diferença de 31 golos contra 29).
Defesa de aço em Leipzig
O Bayern de Munique não foi o único conjunto a conseguir aproveitar a infelicidade alheia nesta jornada 24 da Bundesliga. Empenhado em assegurar o acesso à Liga dos Campeões da próxima temporada, o RB Leipzig venceu por uma bola a zero no terreno do “lanterna vermelha” Nurnberg e assumiu o terceiro lugar da classificação por troca direta com o Borussia Monchengladbach. Um golo de Lukas Klostermann perto do intervalo fez a diferença a favor da equipa que apresenta o melhor registo defensiva da Bundesliga com apenas 20 golos encaixados em 24 jornadas. Após a interrupção de inverno, o RB Leipzig leva oito encontros disputados e apenas uma derrota, logo no primeiro desafio, frente ao Borussia Dortmund (0-1). Na sequência descrita, o RB Leipzig encaixou apenas três golos, diante de Borussia Dortmund (0-1), Stuttgart (1-3) e Hoffenheim (1-1).
Paciência herói
Na “sombra” de individualidades como Luka Jovic, Sébastien Haller ou Ante Rebic, soluções de primeira linha num dos melhores ataques da Europa, Gonçalo Paciência foi o grande destaque do Eintracht Frankfurt diante do Hoffenheim por três bolas a duas. A equipa da Commerbank Arena está a protagonizar uma boa temporada e voltou a estar em grande. Filip Kostic deu vantagem aos donos da casa logo ao minuto 20, mas Joelinton (poderá assinar pelo Newcastle no final da época) e Ishak Belfodil operaram a reviravolta. Adi Hutter levou Luka Jovic, Jetro Willems e Gonçalo Paciência a jogo, os últimos dois numa altura em que o Hoffenheim já se encontrava reduzido a dez por expulsão do ganês Kasim Adams. Haller empataria o desafio aos 89 minutos e quando já se adivinhava o apito final, Gonçalo Paciência bateu Oliver Baumann e deu a vitória aos donos da casa.
O encontro terminou com cinco golos e há um dado interessante a reter acerca destas duas equipas. Ambas as equipas marcaram em sete dos últimos dez jogos disputados pelo Eintracht e o mesmo aconteceu em oito das últimas dez partidas em que o Hoffenheim esteve envolvido.
Stuttgart ganha vida
Derrotado pelo RB Leipzig, o Nurnberg continua no último posto da tabela com apenas 13 pontos conquistados em 24 rondas. No duelo da jornada entre “aflitos”, o Stuttgart venceu o penúltimo Hannover 96 por cinco bolas a uma e aumentou a diferença para cinco pontos. O Hannover leva 55 golos encaixados e aparenta estar cada vez mais destinado à descida de divisão…
Boas apostas!