Terminado o campeonato alemão, o Bayern acabou por se sagrar campeão nacional pela 7ª vez consecutiva ao golear o Frankfurt, enquanto que o Borussia Dortmund voltou a “morrer na praia”.
Goleada Bávara assegura o título
Os Bávaros estavam à distância de um empate de revalidarem o título, mas não fizeram por menos e golearam na recepção ao Frankfurt (5-1), culminando a despedida de Robben, Ribery e Rafinha com a conquista do 7º título consecutivo. Kingsley Coman abriu o marcador logo aos 4 minutos de jogo, assistido por Thomas Muller. Apesar do encontro ir para o intervalo com uma vantagem de apenas 1-0 no marcador, o Bayern massacrou completamente o Frankfurt durante o primeiro tempo, valendo aos visitantes as boas intervenções de Trapp, e um fora de jogo assinalado a Lewandowski que anulou um golo a Sèrge Gnabry. Apesar de muito inesperado, o Frankfurt entrou no segundo tempo e conseguiu o empate através de um canto, com Sebastien Haller a conseguir finalizar no meio da confusão.
O empate não durou mais de 3 minutos, com David Alaba a restaurar a vantagem no marcador ao encostar na recarga de remate de Thomas Muller. Aos 57 foi Renato Sanches a aumentar a vantagem para 3-1, a receber um passe de Coman no lado esquerdo da grande área do Frankfurt, sentou Gelson Fernandes com uma simulação e disparou para o fundo das redes. A festa de golos continuou, mas com estes dois últimos golos a terem um sabor especial, já que tanto Robben como Ribéry conseguiram marcar os seus últimos golos pelo Bayern de Munique em casa. Primeiro foi o extremo francês, que apesar dos 36 anos deixou dois adversários pelo caminho e finalizou ao picar a bola por cima de Trapp. Robben não se ficou atrás e fechou as contas do jogo aos 77 minutos, tendo apenas que encostar a bola após o cruzamento de Alaba. Foi dia de festa na Baviera com o 7º título consecutivo e uma despedida emocionante para as duas grandes lendas do clube.
Dortmund vence, mas não foi suficiente
As hipóteses de se sagrarem campeões eram escassas, e o Borussia Dortmund tinha de cumprir a sua parte, vencer o Borussia M’Gladbach no Borussia Park e esperar que o Frankfurt vencesse o Bayern de Munique na Allianz Arena. Os Potros foram os primeiros a criar perigo, com Ibrahima Traoré a disparar forte e em jeito de fora de área, mas com o esférico a bater na trave da baliza de Burki. Mesmo em cima do intervalo, Jadon Sancho desbloqueia o marcador após uma boa jogada de esforço de Marco Reus. O mesmo Reus fechou as contas do marcador aos 54 minutos, finalizando uma fantástica jogada de equipa, que terminou com um cruzamento rasteiro de Pulisic para o capitão ter apenas de encostar. O Dortmund cumpriu as suas obrigações e somou os 3 pontos, mas não foi suficiente, e mais uma vez a equipa “morre na praia”.
Competições europeias:
Para além do Bayern de Munique, Borussia Dortmund e Leipzig, que tinham a sua presença na próxima edição da Liga dos Campeões garantida há já algumas jornadas atrás, as restantes equipas a conseguir marcar presença nas competições foram:
- Bayer Leverkusen, que com a vitória da última jornada sobre o Hertha Berlim (1-5) marca o seu primeiro regresso à Liga Milionária desde a época 2016/17.
- O Borussia M’Gladbach fica-se pela Liga Europa, que depois de perder a última jornada em casa contra o Borussia Dortmund (0-2), viu o acesso à Champions ser-lhe roubado por este Bayer Leverkusen. Os Potros regressam à Liga Europa pela primeira vez desde 2016/17.
- O Wolfsburg foi uma equipa que surpreendeu esta temporada, terminou em 6º lugar com os mesmos 55 pontos que o 5º Borussia M’Gladbach, e assegurou este acesso à Liga Europa após golear o Augsburg (8-1) na última jornada. Será a primeira vez que os Lobos regressam à competição desde 2014/15.
- Já o Frankfurt, que atingiu as meias-finais da Liga Europa desta presente temporada, terá que lutar desde a 2ª pré-eliminatória da prova na próxima temporada, de forma a conseguir atingir a fase de grupos.
Despromovidos:
- O Nuremberga, que subiu este ano para a Bundesliga, regressará então ao segundo escalão alemão já na próxima época, depois de não ter conseguido sobreviver ao exigente campeonato, terminando como último classificado com apenas 19 pontos.
- O Hannover junta-se a ele e regressa ao segundo escalão de futebol alemão, escalão esse que abandonou na época 2016/17 para subir até à Bundesliga. O Hannover termina em 17º lugar com 21 pontos e com o estatuto de defesa mais batida da prova.
- Já o Stuttgart é a única equipa que ainda pode sonhar com a permanência, tendo terminado em 16º lugar de acesso ao play-off de despromoção, onde enfrentará o Union Berlin, 3º classificado da segunda divisão de futebol alemão.
Boas Apostas!