Brest – Marselha (Ligue 1)
O vice-campeão francês Marselha cumpre a sua estreia na Ligue 1 2020/21 em Brest. O conjunto liderado pelo português André Villas-Boas viu o seu primeiro encontro adiado em função das infeções verificadas no seio do grupo, entra em cena condicionado, mas aponta à conquista dos três pontos.
Análise Brest
Volvidos seis anos, o Brest regressou ao convívio entre os grandes do futebol francês e viu a temporada terminar de forma precoce em função da pandemia COVID-19. No momento em que a prova foi interrompida (e posteriormente dada por terminada), o Brest estava 11 pontos acima da linha de perigo, pelo que o objetivo traçado para a temporada estava a ser cumprido. O português Heriberto Tavares é reforço para o ataque, mas a crítica aponta que as principais fragilidades desta equipa residem mesmo no seu sector mais recuado, sobretudo no sector mais recuado, problema que já se verificava na temporada passada – o Brest sofreu 37 golos nos 28 desafios disputados na Ligue 1. O desempenho defensivo na primeira jornada fez novamente soar os alarmes, dado que o Brest foi goleado pelo Nimes – adversário num pedestal idêntico – no Stade de Costières por quatro bolas a zero. Olhando a dados respeitantes à época passada, note-se que o Brest só manteve a sua baliza inviolável por uma vez nos últimos 11 desafios. Frente a uma equipa com as qualidades que o Marselha apresenta do ponto de vista ofensivo, a falta de consistência exibida no último desafio será fatal.
Onze provável: Larsonneur, Pierre-Gabriel, M’Bock, Duverne, Perraud, Battocchio, Diallo, Honorat, Heriberto, Cardona, Charbonnier
Análise Marselha
O Marselha de André Villas-Boas, vice-campeão gaulês na última época, prepara-se para o primeiro desafio oficial desde março. O encontro agendado para a primeira jornada teve que ser adiado, uma vez que oito jogadores que integram o plantel da formação do sul de França acusaram positivo após efetuarem o teste à COVID-19. Na conferência de imprensa de antevisão ao desafio, AVB confirmou que quatro dos jogadores infetados estão recuperados e em condições de ir a jogo, sendo que o clube tem procurado omitir a identidade dos infetados – especula-se que Mandanda, Sarr, Payet e Álvaro Gonzalez integrem a lista -, o que faz com que se levantem algumas duvidas relativamente à forma como (e com quem) o Marselha se apresentará em Brest. Independentemente disso, o conjunto que viaja do Velódrome não deixa de ser amplamente favorito à conquista dos três pontos nesta partida, não obstante as baixas e a ausência de ritmo competitivo – o Brest também tem apenas um ensaio oficial nesta época 2020/21. Os marselheses deverão alinhar no seu habitual 1x4x3x3, tentando impor-se pela posse, como de costume. Ainda que fora de portas, o Marselha cumpre a sua estreia num desafio relativamente acessível.
Radonjic, Thauvin e Benedetto deverão ser titulares no trio ofensivo. O argentino que brilhou na época passada deverá manter a titularidade no centro do ataque, sendo que o clube continua no mercado em busca de uma alternativa. Strootman, reforço para o ataque à época 2020/21, também deverá entrar no onze inicial.
Onze provável: Pelé, Amavi, Kamara, Caleta-Car, Sakai, Strootman, Sanson, Khaoui, Radonjic, Thauvin, Benedetto
Dica de Prognóstico
O Marselha é favorito à conquista dos três pontos, pese embora a ausência de alguns jogadores de nomeada. Atendendo às fragilidades defensivas exibidas pelo Brest na jornada inaugural, é expectável que os visitantes consigam somar os três pontos.