Bayern de Munique – Werder Bremen (Bundesliga)
O tetracampeão alemão participa no encontro que inaugura a Bundesliga 2016/17. Depois de ter conquistado a Supertaça alemã, o Bayern de Munique orientado por Carlo Ancelotti defronta o Werder Bremen na Allianz Arena na noite de sexta-feira.
Carlo Ancelotti estreou-se no comando técnico do Bayern de Munique com a conquista da supertaça alemã frente ao Borussia Dortmund (0-2), dando continuidade ao ciclo vitorioso que herda da era Pep Guardiola. A meio da última época, a direção do clube e o técnico alemão chegaram a um consenso quanto ao futuro, optando por dar início ao um novo ciclo numa fase vitoriosa, à imagem do que já tinha acontecido na anterior transição, quando Heynckes deixou o clube.
Ao contrário do que aconteceu com Pep Guardiola quando chegou ao clube – o Bayern de Munique era o detentor do troféu -, não há duvidas quanto ao grande objetivo de Ancelotti à frente do novo projeto: Vencer a Liga dos Campeões, troféu que “foge” há quatro temporadas à equipa de Munique. Atendendo ao atual contexto do futebol alemão, o Bayern de Munique tem todas as condições para manter a hegemonia que detém. O conjunto germânico mantém a base das últimas temporadas, é liderado por um técnico experiente e ganhador e quer afirmar o seu poderio já neste primeiro desafio.
Para a partida inaugural do campeonato alemão, o novo técnico já poderá contar com Renato Sanches, jogador que está recuperado de lesão mas deverá começar o encontro no banco de suplentes. Assim, tudo indica que Mats Hummels seja o único reforço a integrar um onze titular onde também estará Xabi Alonso, médio espanhol que recuperou de lesão. Kingsley Coman está entregue aos cuidados do departamento médico.
Onze Provável: Manuel Neuer, Philipp Lahm, Javi Martínez, Mats Hummels, David Alaba, Xabi Alonso, Thiago Alcântara, Arturo Vidal, Thomas Muller, Franck Ribéry, Robert Lewandowski
O Werder Bremen, 13º colocado na última edição do campeonato alemão, quer protagonizar uma campanha longe de grandes sobressaltos. Na última época, foi graças a uma vitória na derradeira jornada, frente ao Eintracht Frankfurt, que o Werder Bremen assegurou a permanência entre a elite do futebol alemão.
Para a nova época, a direção do clube mantém a aposta em Viktor Skripnik, técnico ucraniano que chegou ao clube em outubro de 2014. A atual temporada não começou da melhor forma para a formação que veste de verde e branco, uma vez que perdeu na primeira eliminatória da DFB Pokal (Taça da Alemanha) frente ao modesto Sportfreunde Lotte da terceira divisão alemã por duas bolas a uma. Na hora de montar a equipa para este segundo encontro oficial da temporada, Skripnik terá que contornar algumas ausências devido a lesão. Na lista de atletas indisponíveis, destaque para Claudio Pizarro – 14 golos na última época – e Max Kruse. Uma vez que Jannik Vertergaard e Papy Djilobodji deixaram o clube, os reforços Lamine Sané e Niklas Moisander deverão assumir a titularidade no eixo defensivo, numa noite que se adivinha de muito trabalho para todo o setor defensivo do Werder Bremen.
Onze Provável: Felix Wiedwald, Gebre Selassie, Lamine Sané, Niklas Moisander, Luca Caldirola, Florian Grillitsch, Clemens Fritz, Zlatko Junuzovic, Sambou Yatabaré, Janek Sternberg, Fin Bartels
O Bayern de Munique estrear-se-á perante os seus adeptos na Bundesliga 2016/17. A equipa da Baviera procurará assumir uma postura autoritária, dominar as ações do jogo durante a maior parte do tempo e, se possível, construir um resultado dilatado.


