Atlético Mineiro – Fluminense (Brasileirão Série A)
Um jogo bastante interessante, na noite de domingo, com duas equipas que passaram, a meio da semana, por dérbis. O Atlético Mineiro venceu a partida frente ao América Mineiro e conseguiu, desta forma, dar novo ímpeto à candidatura aos primeiros lugares. O Fluminense teve tarefa mais difícil, perante o seu rival de sempre, o Flamengo, acabando por ser derrotado e cair para o 10º lugar do Brasileirão.
O Atlético Mineiro só conseguiu vencer dois dos seus últimos seis jogos na Série A do Brasileirão. O que tinham em comum os seus adversários? São rivais do Estado de Minas Gerais. O Galo venceu o Cruzeiro por 1-0 a 19 de maio e, na passada quinta-feira, superiorizou-se ao América Mineiro por 3-1. Estes resultados, mais o empate frente à Chapecoense, valem-lhe um lugar nos quatro primeiros do campeonato, uma competição que tem sido vivida com enorme equilíbrio, o que transforma cada ponto conquistado numa possibilidade de tocar alto, ao mesmo tempo que uma derrota pode valer uma descida pela escadaria da classificação. Os homens de Thiago Larghi têm, no entanto, sido bastante convincentes. O seu técnico demostrou desde cedo ter uma ideia clara para o que pretendia na sua equipa, tendo mantido uma regularidade exibicional mesmo se os resultados nem sempre são positivos. Ao mesmo tempo, a equipa tem sido atacada no mercado, tendo-se já verificado a saída do venezuelano Otero, o que fragiliza as opções de Larghi. Ainda assim, depois da vitória de quinta-feira, é uma equipa que vai à procura de nova vitória.
Onze Provável: Victor – Patric, Leonardo Silva, Gabriel, Fábio Santos – Adilson, Blanco – Luan, Cazares, Roger Guedes – Ricardo Oliveira.
O Fluminense reparte a mesma estatística do seu adversário deste domingo, com duas vitórias nos últimos seis jogos disputados. As vitórias surgiram, no entanto, em jogos consecutivos, em casa, perante Atlético Paranaense e Chapecoense. A equipa de Abel Braga tem bastantes fragilidades e não tem tido uma vida fácil para se manter no meio da tabela. Mérito para o seu treinador, bastante realista, conhecedor do campeonato e das vantagens e desvantagens que os seus homens lhe oferecem. Depois dessas duas vitórias, o Fluminense ainda empatou perante o Grêmio, no que também pode ser considerado um bom resultado, perdendo as duas partidas seguintes, frente a Paraná e Flamengo. Agora, em Minas Gerais, tenta recuperar pontos que lhe permitam ir vivendo no meio da tabela, não perdendo esse sonho de chegar um pouco mais alto. Marlon, castigado, é ausência, o mesmo devendo acontecer com os lesionados Marquinhos Calazans, Ayrton Lucas e Pedro.
Onze Provável: Júlio César – Renato Chaves, Gum, Luan Peres – Gilberto, Richard, Jádson, Douglas, João Vítor – Júnior Sornoza – João Carlos.
Nos últimos quatro encontros disputados pelas duas equipas, o Atlético Mineiro não alcançou nenhuma vitória, com um empate e três vitórias consecutivas do Fluminense a fazer a série atual.
O favoritismo pende para o conjunto da casa, que chegará com maior confiança depois de ter vencido o dérbi local. Mas atenção ao Fluminense, que já mostrou ser capaz de surpreender equipas mais fortes.