Atalanta – Sampdoria (Série A)
A sexta jornada da Série A termina em Bergamo. Sem perder desde a ronda inaugural, a Atalanta chega a esta partida na sequência de uma vitória no terreno do Empoli por 0-1. A Sampdoria se encontra altamente motivada após ter vencido a Roma, em casa, a meio da última semana. Os Blucerchiati esperam conseguir a primeira vitória fora de portas e, consequentemente, impor a primeira derrota à Atalanta no respetivo reduto. Em confronto estarão duas equipa com estilos distintos mas algo em comum: O facto de terem iniciado as respetivas campanhas de forma sólida.
A Atalanta chega a esta jornada na sequência de uma vitória importante no terreno do Empoli, resultado que permitiu prolongar a série positiva que a equipa atravessa. A única derrota consentida até à data remonta à primeira jornada, frente ao Inter de Milão. Daí para cá, a Atalanta bateu Frosinone (2-0) e Empoli (0-1) e com o Sassuolo (2-2) e com o Hellas Verona (1-1). A sexta jornada traz mais uma partida de exigência elevada, pese embora o facto de a Atalanta jogar em casa.
Para já, esta equipa tem superado as expectativas. À entrada para esta temporada, não faltou quem prognosticasse que a Atalanta estaria desde início nos lugares mais baixos da tabela, sobretudo após ter sido derrotado na ronda inaugural frente ao Inter. Ainda assim, a solidez defensiva que tem sido marca desta equipa permite antever que, se nada de anormal acontecer, a Atalanta seja capaz de terminar a temporada de forma tranquila, sem margem para grandes sobressaltos. Pinilla, chileno ex-Sporting, e Maximiliano Moralez são os dois jogadores que nos merecem destaque nesta equipa, principais responsáveis pelo desempenho ofensivo.
Estigarribia, Brivio e Masiello são baixas confirmadas na equipa da casa. Quanto a Carlos Carmona, a recuperar de lesão, as duvidas quanto à sua utilização subsistem.
Onze Provável: Sportiello; Paletta, Dramé, Toloï, Masiello; Kurtic, De Roon, Grassi; Pinilla, Moralez, Gomez.
A Sampdoria soma 10 pontos em 15 possíveis, marca satisfatória. Quem diria que, após a sofrível eliminatória diante do Vojvodina, os comandados de Zenga seriam capazes de entrar na Série A de forma positiva. A verdade é que, até à data, só o Torino foi capaz de impedir que a Samp conquistasse qualquer ponto.
O triunfo face à Roma, na última ronda, desperta o adepto para a qualidade que esta equipa denota, nomeadamente do ponto de vista ofensivo. Com 11 golos marcados em cinco encontros, só Napoli e Roma apresentam melhor registo – têm um jogo a mais. Joaquin Correa estreou-se a titular na última partida e é expectável que continue a figurar enquanto primeira opção. Terá a companhia de Eder – que é o melhor marcador da Série A com seis golos em cinco jogos – e do explosivo colombiano Luís Muriel.
Silvestre, Cassani, De Silvestri e Coda são as baixas a registar.
Onze Provável: Viviano; Zukanovic, Moisander, Regini, Pereira; Soriano, Fernando, Barreto, Correa; Eder, Muriel.
Consistência defensiva da Atalanta à prova neste confronto com a Sampdoria, equipa cujo desempenho ofensivo tem sido do agrado da crítica. Edy Reja conta com os seus trunfos, nomeadamente o guarda-redes Sportiello, ele que tem sido importante na atual campanha da equipa de Bergamo. Em suma, perspetiva-se um jogo equilibrado entre duas equipas que têm estado em bom plano. Na última época, a Samp venceu a Atalanta nos dois compromissos relativos ao campeonato.
Atalanta | 1-2 | Sampdoria | Série A 2014/15 |
Sampdoria | 1-0 | Atalanta | Série A 2014/15 |