Atalanta – Lazio (Série A)
A pandemia de COVID-19 assolou com particular intensidade a cidade de Bergamo, casa da Atalanta, com as consequências trágicas que se conhecem. A vida mudou na cidade da Lombardia, mas a formação local regressou à ação em grande estilo, patenteando as mesmas qualidades que lhe eram reconhecidas antes da interrupção. A Lazio, envolvida na luta pelo título, é a adversária que se segue no caminho da Atalanta.
Análise Atalanta
A Atalanta está a rubricar uma temporada de sonho e era com grande entusiasmo que os seus fervorosos adeptos seguiam as prestações da equipa, a protagonizar uma campanha história na Liga dos Campeões. A pandemia COVID-19 paralisou o futebol, alheou os adeptos da questão futebolística e afastou-os das bancadas até final da temporada, mas a Atalanta quer manter o nível e continuar a dar alegrias às suas gentes até final da presente época.
O conjunto “bergamesco” está a rubricar uma das melhores temporadas da sua história centenária. Em ano marcado pela primeira prestação de sempre na Liga dos Campeões, a formação de Bergamo está já entre os oito finalistas da competição depois de ter eliminado o Valência nos “oitavos” da competição. Em contexto de Série A, a corrida é por repetir a presença na “liga milionária” na próxima temporada, uma vez que a Atalanta segue no 4º posto da tabela após 26 jornadas e leva seis pontos de avanço em relação à Roma. A 12 jornadas do fim e com um calendário exigente pela frente, a Atalanta ainda não tem quaisquer garantias relativas à “renovação do passaporte” para a Liga dos Campeões, mas os apontamentos deixados neste primeiro desafios pós-interrupção são, no mínimo, prometedores. Três meses se passaram desde a última vez em que a Atalanta entrou em campo, mas no regresso à ação, a equipa de Bergamo foi igual a si mesma e goleou o Sassuolo por quatro bolas a uma. A vitória permitiu à equipa da Atalanta ampliar a série de vitória para seis, sendo que nos últimos quatro, a equipa marcou sempre quatro ou mais tentos em cada um deles. Não é ao acaso que a formação de Bergamo apresenta o melhor registo ofensivo da Série A com 74 golos marcados até então, denotando muita qualidade tanto em organização ofensiva quanto em transição defesa-ataque. Por outro lado, na antecâmara de um encontro mais exigente que o primeiro disputado pela Atalanta pós-interrupção, importa reconhecer que as fragilidades defensivas exibidas frente ao Sassuolo poderão sair bem caras no embate com uma equipa como a Lazio.
Recentemente adquirido ao Chelsea a título definitivo, Pasalic falha o encontro por castigo.
Onze provável: Gollini, Tolói, Djimsiti, Palomino, Freuler, Roon, Hateboer, Gosens, Gómez, Ilicic, Zapata
Análise Lazio
A Lazio tem aqui o seu primeiro compromisso após a retoma da competição e entrará em campo “pressionada” em função da vitória conquistada pela Juventus na deslocação ao terreno do Bologna (0-2). Os romanos estão obrigados a vencer por forma a reestabelecerem a vantagem diferença em relação à Juve para apenas um ponto, continuando assim a acalentar a possibilidade de erguer o “scudetto”, ainda que os “laziale” sejam claramente “outsiders” nesta luta. Antes da interrupção, os comandados de Simone Inzaghi somaram os seus últimos quatro compromissos por vitórias, ampliando a sequência de jogos sem perder para 21, registo verdadeiramente impressionante. Em 26 encontros nesta Série A, a Lazio venceu 19, empatou cinco e perdeu dois (ninguém tem menos derrotas), apresentando o segundo melhor ataque da competição com 60 golos marcados e a segunda melhor defesa (menos um jogo disputado que a líder Juve) com 23. Os resultados são elucidativos quanto às qualidades da equipa da Lazio e de outra forma nem conseguiria ameaçar o domínio juventino. Ainda que o fim da Série A esteja á distância de 12 jogos, diríamos que este jogo pode muito bem ser decisivo nas contas finais da competição, por se tratar do primeiro após a retoma e por ser o compromisso de maior exigência antes da visita à Juventus nas últimas semanas da competição. A vitória da Juve obriga a Lazio a entrar em cena de olhos postos nos três pontos e a verdade é que seria sempre assim atendendo ao que se conhece desta equipa, mas regressar à capital de “mãos a abanar” poderá ser fatal, até porque a Juve neste momento pode centrar todos os seus esforços na Série A, sem se “dispersar” ou gerir em função da Liga dos Campeões. A Juve é uma equipa experiente e a Lazio sabe que não pode permitir que a margem aumente para quatro pontos.
Inzaghi apostará no habitual sistema de 1x3x5x2 com a frente de ataque entregue a Caicedo e Immobile. De fora ficam Lulic, Leiva e Luiz Felipe, todos por lesão.
Onze provável: Strakosha, Patric, Acerbi, Radu, Parolo, Milinkovic-Savic, Luis Alberto, Jony, Lazzari, Caicedo, Immobile
Dica de Prognóstico
Atalanta e Lazio têm tudo para protagonizar o melhor espetáculo da ronda. Duas equipas dispostas a jogar ao ataque, com qualidade nos seus processos e munidas de boas individualidades. A probabilidade de ambas as equipas chegarem ao golo parece-nos elevada.