AS Roma – Udinese (Série A)
A Roma de Luciano Spalletti estreia-se na Série A 2016/17 frente à Udinese, no Olímpico da “cidade eterna”. A meio da eliminatória respeitante ao “play-off” da Liga dos Campeões, os romanos querem entrar com o pé direito no campeonato italiano, confirmando o favoritismo teórico que ostentam à entrada para esta partida. Os “Zebrette” de Giuseppe Iachini querem melhorar em relação à última época. Roma e Udinese medem forças no encontro que assinala o pontapé de saída em mais uma edição do campeonato italiano.
A formação italiana deu um passo importante rumo à fase de grupos da Liga dos Campeões ao empatar a uma bola no estádio do Dragão, diante do FC Porto. A decisão será jogada em Roma, na próxima quarta-feira, e os homens de Spalletti sabem que têm um pé na próxima etapa, embora estejam a discutir a eliminatória com um emblema com pergaminhos da prova, que mantém as aspirações à entrada para a segunda mão da eliminatória.
No primeiro jogo oficial da época, além do bom resultado alcançado, a Roma de Luciano Spalletti deixou boas indicações. Enquanto o encontro esteve 11 x 11, a equipa italiana dominou as ações, soube explorar as fragilidades do adversário e dispôs de várias ocasiões para marcar. Quando Vermaelen foi expulso, a história do jogo mudou e a Roma adoptou a postura própria de uma equipa que atua fora de casa e defende um resultado satisfatório. A meio da eliminatória, a equipa não consegue dissociar-se da eliminatória “milionária”, mas também não quer perder pontos nesta primeira ronda da Série A. Embora avancemos com um onze provável na linha daquilo que a Roma tem apresentado, a verdade é que subsistem algumas duvidas quanto às escolhas de Spalletti.
Onze Provável: Alisson, Florenzi, Manolas, Vermaelen, Juan Jesus, De Rossi, Strootman, Nainggolan, Salah, El Shaarawy, Dzeko
A Udinese ficou muito abaixo das expectativas na última edição do campeonato italiano. O 17º posto da pauta classificativa – apenas um ponto acima da linha perigo – foi o resultado final de uma carreira francamente modesta para um emblema que tem um estatuto a defender na realidade italiana. Giuseppe Iachini orientará a equipa na nova época e é provável que não se preste a grandes alterações tácticas para este primeiro jogo, escalonando a equipa no 3-5-2 preconizado pelo seu antecessor, segundo a imprensa italiana. Iachini pode gabar-se de ter conduzido quatro equipas da Série B para o principal escalão, mas a verdade é que não se costuma dar bem com os ares do principal escalão. À frente da Udinese, procurará, pela primeira vez, realizar uma temporada inteira à frente de uma equipa no principal escalão do campeonato italiano. No primeiro teste oficial à frente do novo projeto, Iachini não foi feliz, uma vez que a Udine foi eliminada pelo Spezia (3-2) na primeira eliminatória da Taça de Itália.
Com uma equipa maioritariamente composta por elementos que transitam da última época, no Friuli já não mora um rosto indissociável da Udinese: Di Natal, um líder nato que guiou a equipa durante mais de dez temporadas num caso de fidelidade que sugere um anacronismo nos dias de hoje. Melhorar a produtividade do ponto de vista ofensivo em relação a 2015/16 é pedra basilar para o sucesso na época que se avizinha.
Onze Provável: Karnezis, Hertaux, Danilo, Felipe, Willians, Widmer, Badu, Fofana, de Paul, Ryder, Zapata
As casas de apostas atribuem amplo favoritismo à Roma. Se Luciano Spalletti levar a jogo as suas principais unidades, os “giallorossi” têm todas as condições para assegurar os três pontos e somarem a sétima vitória de modo consecutivo diante da Udine.