AS Roma – Lazio (Série A)
A capital italiana vai parar para assistir a mais um grande “derby” entre Roma e Lazio, os dois grandes rivais que partilham o Olímpico local. Os pupilos de Paulo Fonseca não vão ter tarefa fácil para travar uma das equipas que tem estado em melhor plano na atual edição da Série A.
Na luta por um lugar na fase de grupos da Liga dos Campeões da próxima temporada e apurada para os “16 avos” da Liga Europa, a Roma de Paulo Fonseca tem deixado boas indicações e o trabalho do português tem merecido os elogios da crítica italiana. A formação da “Loba do Capitólio” perfila-se como uma das favoritas a terminar entre os quatro primeiros desta Série A 2019/20 e, este domingo (26), prepara-se para disputar o encontro que ninguém quer nem pode perder: o “derby” com a Lazio.
A Roma perdeu a meio da semana com a Juve (3-1), deixando fugir a hipótese de seguir na Taça de Itália. De resto, as três derrotas averbadas nos últimos cinco encontros aconteceram frente aos rivais da cidade de Turim, duas com a Juve (3-1, 1-2) e outra ante o Torino (0-2). Nos dois outros jogos, a Roma venceu nas visitas ao Pamra (0-2) e ao Genoa (1-3).
Equipa forte do ponto de vista ofensivo, a Roma conta com muito talento no seu sector mais avançado, talento esse que reside nos pés de jogadores como Kluivert, Under ou Dzeko. Para este encontro, Paulo Fonseca, técnico da equipa que fez golos em oito dos últimos dez encontros que disputou, terá que lidar com algumas baixas de peso. Mkhitaryan, Zaniolo e Perotti são as principais baixas na frente, enquanto Zappacosta, Pastore, Santon e Diawara também estão entregues ao departamento médico. A melhor novidade corresponde ao regresso de Kolarov que atuará à esquerda do quarteto defensivo composto por Smalling, Mancini e Spinazzola, ao passo que Veretout e Cristante funcionarão como duplo pivot defensivo.
Onze provável: López, Spinazzola, Mancini, Smalling, Kolarov, Veretout, Cristante, Under, Kluivert, Pellegrini, Dzeko
A incrível sequência “laziale” que bateu recordes chegou ao fim com uma terra derrota ante o Nápoles, no San Paolo, desaire que pôs fim ao percurso do conjunto romano na Taça de Itália. A primeira parte do desafio teve um pouco de tudo: Insigne deu vantagem aos donos da casa logo aos dois minutos, Immobile falhou um penalty para a Lazio aos 10 e, aos 25, ambas as equipas já se encontravam reduzidas a dez unidades. O resultado não mais se alterou e, após 13 (!) vitórias consecutivas em jogos das competições domésticas, a Lazio voltou a perder. Embora a sequência tenha sido interrompida, a Lazio continua a ser das equipa sem melhor forma no Calcio e quer prova-lo no “derby”, um encontro sempre com caraterísticas peculiares. A derrota em Nápoles não “mexe” minimamente com as convicções de Simone Inzaghi tanto em termos estruturais quanto das suas escolhas, perspetivando-se que aposte no 1x3x5x2 habitual. Senad Lulic cumpriu castigo e deverá voltar às opções, ao passo que de fora permanecem Jordan Lukaku, Adam Marusic e Danilo Cataldi, todos por lesão.
Se a Roma é uma equipa de créditos firmados do ponto de vista ofensivo, o mesmo se pode dizer desta equipa da Lazio que apresenta o segundo melhor ataque da Série A com 46 golos marcados em 19 desafios – marcou pelo menos dois golos em 13 dos últimos 14 encontros na Série A. Defensivamente, só o Inter (17 golos) sofre menos que os “laziale”.
Onze provável: Strakosha, Felipe, Acerbi, Radu, Lazzari, Milinkovic-Savic, Leiva, Luis Alberto, Lulic, Correa, Immobile
A qualidade que uma e outra equipa denotam nas respetivas frentes de ataque, aliada ao que os dados estatísticos nos demonstram, leva-nos a crer que optar por um mercado de golos nos parece a melhor solução para este desafio.