AS Roma – Lazio (Série A)
Em Roma, a manhã de domingo fica marcada pela realização do “eterno derby” entre AS Roma e Lazio. Os grandes rivais da capital italiana defrontam-se pela quarta vez na atual temporada. A AS Roma ocupa a segunda posição do campeonato italiano e promete não “baixar a guarda” até garantir matematicamente o segundo lugar e, consequentemente, o apuramento direto para a fase de grupos da Liga dos Campeões da próxima temporada. Embora a líder Juventus tenha deixado dois pontos no terreno da Atalanta na abertura da jornada, em caso de vitória, os romanos permanecerão a seis pontos, distância significativa numa altura em que a Série A 2016/17 caminha para o fim. Sem fazer contas para a conquista do “scudetto”, a AS Roma aparenta estar mais preocupada em defender a vantagem que possui face ao Nápoles, terceiro colocado com 71 pontos. Os romanos só perderam seis vezes na atual edição do campeonato italiano, duas deles em 2017, frente à Sampdoria (3-2) e ao Nápoles (1-2).
Antes do “derby” a loba de Roma uivou bem alto na visita ao “lanterna vermelha” Pescara e triunfou por quatro bolas a uma. Invicta nos últimos oito jogos oficiais, a a equipa respira confiança e quer “vingar” a eliminação às mãos da grande rival nas meias-finais da Taça de Itália. Para cumprir esse objetivo, tem a equipa praticamente na máxima força, exceção feita a Alessandro Florenzi, há muito arredado dos relvados.
É indiscutível que a AS Roma possui melhores argumentos que a Lazio e até venceu dois dos três confrontos diretos nesta temporada, porém, um “derby” é sempre um jogo à parte e a Roma precisa de manter a qualidade exibicional e os índices de concentração nos píncaros para alcançar um resultado satisfatório neste desafio.
Onze Provável: Szczesny, Rudiger, Manolas, Fazio, Emerson, Strootman, De Rossi, Nainggolan, Salah, El Shaarawy, Dzeko
A receção ao Palermo foi o pretexto ideal para a Lazio recuperar do mau momento que atravessava. Depois de três jogos sem vencer, a equipa romana goleou o Palermo por seis bolas a duas e “embalou” para o encontro deste domingo, frente à grande rival. É certo e sabido que ninguém abdica de tentar ganhar um “derby” seja em que circunstância for, porém, para a Lazio, há muito mais em jogo do ponto de vista passional que em termos classificativos. Afinal, independentemente do desfecho do desafio, a Lazio permanecerá na 4ª posição da tabela, em lugar de acesso às provas europeias da próxima temporada. A cinco jornadas do fim, torna-se cada vez mais difícil crer que a Lazio vai falhar o regresso aos palcos europeus, já que mais não seja através do 5º lugar. Num cenário tão competitivo quanto a atual edição da Série A, o facto de a Lazio liderar a corrida por um lugar de acesso à Liga Europa fala por si só.
É coerente afirmar que a Lazio não tem uma equipa nem um plantel (a nível de número de opções) como a AS Roma, mas certo é que a formação que veste de azul ciano já afastou a grande rival nas meias-finais da Taça de Itália. Depois de ter vencido a primeira mão por dois golos sem resposta, soube “segurar” a vantagem na segunda mão e perdeu apenas por três bolas a duas. Em três “derbys”, a Roma venceu dois. O futebol não é uma ciência, existem variáveis incontroláveis de jogo e encontros desta relevância têm sempre outro tipo de envolvência, mas a Roma está munida de melhores armas para conquistar a vitória.
O guarda-redes Marchetti é o único indisponível na Lazio.
Onze Provável: Strakosha, Hoedt, de Vrij, Radu, Basta, Lulic, Biglia, Parolo, Milinkovic-Savic, Anderson, Immobile
As casas de apostas colocam o favoritismo do lado da AS Roma, mas a Lazio está à altura do desafio. Assim, é preferível optar por um mercado que envolva golos.