AC Milan – Nápoles (Série A)
Sem tempo para descanso. O AC Milan regressa este domingo à ação no encontro que determina o termo da jornada 27 da Série A 2020/21. Pela frente, a formação “rossonera” vai ter o Nápoles de Gattuso.
Análise AC Milan
Três dias depois de ter ido a Inglaterra resgatar um empate (e consequente vantagem) a uma bola com o Manchester United nos “oitavos” da Liga Europa, o AC Milan regressa à ação no plano doméstico para medir forças com o Nápoles. A formação “rossonera” ocupa o segundo lugar da pauta classificativa com 56 pontos, está a seis do líder e rival Inter e continua a acalentar esperanças no que concerne à conquista do “scudetto”. Ainda que com a segunda mão do duelo com o United agendada para a próxima quinta-feira, o AC Milan não pode perder mais terreno na luta pelo título e a prioridade é o campeonato, até porque o acesso à Liga dos Campeões da próxima temporada também está longe de se encontrar assegurado.
O calendário tem obrigado Stefano Pioli a tomar algumas decisões, mas a realidade é que as escolhas do italiano estão altamente condicionadas. Tal e qual como nos últimos dois encontros (vitória no reduto do Hellas por 0-2 e empate a um com o United), o AC Milan terá que lidar com algumas ausências: Romagnoli, Bennacer, Rebic, Mandzukic e Ibrahimovic continuam entregues aos cuidados do departamento médico e não poderão ir a jogo. Por outro lado, nem tudo são más notícias, dado que Hakan Çalhanoglu aparenta ter condições para ir a jogo e deverá ser titular neste desafio.
Nos últimos cinco encontros oficiais, o AC Milan conquistou dois triunfos e três empates. O desgaste resultante dos últimos encontros será um “handicap” com o qual os milaneses terão que lidar nesta receção ao Nápoles.
Onze provável: Donnarumma, Calabria, Kjaer, Tomori, Hernández, Meité, Kessié, Çalhanoglu, Saelemaekers, Castillejo, Rafael Leão
Análise Nápoles
A jornada do Nápoles na Liga Europa terminou de forma precoce, nomeadamente nos “16 avos” a competição, às mãos do Granada. Como tal, os comandados de Gennaro Gattuso não entraram em cena durante a semana – contrariamente ao que aconteceu com o AC Milan -, podendo assim preparar este desafio da melhor forma, após um triunfo por três bolas a uma frente ao Bologna. Há quatro encontros oficiais que o Nápoles não conhece o sabor da derrota e somou três desses quatro compromissos por vitórias, embora não se possa dizer que o Nápoles tenha impressionadp pela positiva em nenhum desses desafios. Os homens do sul de Itália foram, sobretudo uma equipa competente e querem voltar a demonstrá-lo nesta visita a Milão.
Os napolitanos deverão apresentar-se num sistema próximo de um 1x4x2x3x1 com Osimhen na frente em detrimento de Dries Mertens, alternativa com outro tipo de caraterísticas. O Nápoles só ficou “em branco” em dois dos últimos dez desafios que disputou, fez seis golos nos últimos dois e quer dar trabalho a “Gigi” Donnarumma neste encontro. Nos últimos seis encontros que o Nápoles disputou fora de portas, registaram-se sempre três ou mais golos.
Ghoulam e Petagna são as únicas baixas na formação visitante.
Onze provável: Meret, Lorenzo, Rrahmani, Koulibaly, Mário Rui, Bakayoko, Ruiz, Zielinski, Politano, Insigne, Osimhen
Dica de Prognóstico
As cotações colocam o favoritismo do lado do AC Milan, favoritismo esse que reconhecemos, mas este encontro surge cerca de 72 horas após um intenso encontro em solo inglês. Tendo isso em consideração, assim como o número de baixas que se verificam na formação milanesa e o quão condicionado Pioli estará na hora de mexer, optamos por um mercado de golos.