Union Berlim – Mainz (Bundesliga)
Estreante no escalão máximo do futebol alemão, o Union Berlim quer garantir a manutenção o quanto antes, objetivo que aparenta estar bem encaminhado apesar do desempenho pouco auspicioso neste regresso à ação. O Mainz, goleada em casa pelo RB Leipzig na última ronda, viaja até à capital.
Análise Union Berlim
O Union ainda não teve motivos para celebrar neste regresso da Bundesliga. Na primeira jornada após a interrupção, o Union recebeu e perdeu com o líder e campeão em título Bayern de Munique por duas bolas a zero, sendo que pouco mais se podia pedir à formação do Union para além da resistência que ofereceu (sofreu dois golos na sequência de bolas paradas, um de grande penalidade e outro após um canto), mas o mesmo não se aplica em relação ao desempenho rubricado no “derby” com o Hertha. Na visita ao Olímpico da capital, uma entrada em falso na segunda parte sentenciou o jogo e o Union viu o rival Hertha construir uma goleada por quatro bolas a zero que acaba por se ajustar ao que foi o jogo: o Hertha soube gerir o encontro a seu “bel prazer” e foi sempre mais perigoso que um Union ainda longe do que evidenciou antes da interrupção.
O Union é das equipas que tem menos bola nesta Bundesliga, acostumada a ceder a iniciativa ao adversário. No entanto, neste regresso à ação, a equipa não tem exibido a qualidade nem o esclarecimento e outrora quando em posse, exibindo muitas dificuldades na construção, na circulação com qualidade e sobretudo no ataque, sempre excessivamente previsível e muito dependente da bola longa. O Mainz é um adversário mais acessível que os dois com os quais o Union já mediu forças neste regresso à ação e, como tal, perspetiva-se que evidencie algo mais que nos duelos disputados frente a Bayern de Munique e Hertha.
Onze provável: Gikiewicz, Subotic, Schlotterbeck, Friedrich, Gentner, Andrich, Trimmel, Lenz, Malli, Bulter, Andersson
Análise Mainz
Três pontos acima do lugar que dita a disputa do “play-off” de manutenção/relegação, o Mainz sabe que ainda tem muito que correr para assegurar a continuidade entre os maiores emblemas do futebol alemão. Após o empate resgatado em Colónia depois de ter entrado a perder por duas bolas a zero, o Mainz recebeu e perdeu com o RB Leipzig por cinco bolas a zero. O “placard” final expressa fielmente aquilo que se passou ao longo de uma partida em que os “búfalos” foram sempre melhores e expuseram novamente as já conhecidas debilidades defensivas do Mainz, equipa que à entrada para esta ronda apresenta o pior registo nesse aspeto com 60 golos sofridos.
Onze provável: Muller, Baku, Niakhaté, Juste, Brosinski, Latza, Kunde, Boetius, Oztunali, Quaison, Mateta
Análise Bundesliga
Encontro entre duas equipas que estão igualdade na pauta classificativa, pelo que se perspetiva uma partida equilibrada. O Union precisa subir de produção em relação ao que fez nos últimos dois jogos para alcançar algo de positivo neste desafio.