Bundesliga – O principal campeonato alemão ganhou a dianteira do futebol europeu com o Bayern de Munique e o Borussia Dortmund a dominarem a Liga dos Campeões da temporada passada, com grandes exibições e uma final 100% alemã. Para a nova época, o Bayern de Munique, que venceu Bundesliga, Taça da Alemanha e Liga dos Campeões, contratou Pep Guardiola para treinar um conjunto a quem não bastará vencer tudo outra vez, precisará de o fazer com ainda mais brilhantismo. O obstáculo para que isso aconteça será que todos, mas mesmo todos, estarão contra o Bayern.

Munique viu anunciada a chegada de Pep Guardiola ainda antes do final da temporada, assistindo às consecutivas conquistas do Bayern com um misto de espanto e apreensão pelo que poderia significar para o catalão que lidera agora a sua equipa. Mas desde a sua apresentação que ficaram claros os objetivos de Pep na Alemanha. Continuar a vencer, é óbvio, mas apresentando um futebol diferente, mais dominador, que possa fazer perdurar a qualidade da equipa na memória de todos os apaixonados pelo jogo.

pep guardiola

Guardiola é o novo timoneiro do Bayern

O Bayern mantém todos os principais jogadores do plantel, sendo que Mário Gómez, que havia perdido a titularidade, é a única saída de destaque. No entanto, duas contratações prometem ter uma presença bastante evidente no onze da nova temporada. Mario Gotze, vindo de Dortmund, e Thiago Alcântara, de Barcelona, oferecem uma capacidade estelar de controlo de bola e de criatividade, num onze onde terão que caber Ribéry, Muller, Robben, Kroos e Schweinsteiger, entre outros. O Bayern apresenta uma proposta que tornará obrigatório acompanhar a Bundesliga nesta nova temporada.

Lewandowski continuará a marcar para o Borussia

Lewandowski continuará a marcar para o Borussia

Em Dortmund, Jurgen Klopp resistiu aos cantos de sereia vindos de alguns grandes europeus para continuar o seu projeto de bom futebol. Este ano, o atrativo é ainda maior, já que Klopp terá que ser capaz de derrotar um adversário direto que está mais forte do que nunca. Para conseguir fazer frente ao Bayern, que lhe levou Gotze, o Borussia apostou em três contratações-chave que parecem encaixar como uma luva no estilo de jogo do Borussia. Sokratis Papastathopoulos, o central grego que representava o Werder Bremen, traz maior capacidade de jogo aéreo e intensidade no momento defensivo. O internacional arménio Mkhitaryan terá a oportunidade de mostrar o alto nível do seu futebol num campeonato mais atrativo, depois de ter cativado a Europa com a camisola do Shaktar Donetsk. Finalmente, para a frente de ataque, chega o mágico gabonês Pierre Aubameyang, que representava o Saint-Étienne e poderá trazer a sua rebeldia para servir o atraente futebol dos “amarelos”.

O Bayer Leverkusen foi o terceiro classificado na temporada passada, mas terá mais dificuldades para manter essa posição. Vendo sair Schurrle e Dani Carvajal, será a chegada de Kevin de Bruyne, emprestado pelo Chelsea, a criar algum furor na equipa farmacêutica. Ainda assim, e tendo a Liga dos Campeões como outro objetivo nesta primeira fase da temporada, o conjunto de Leverkusen terá que conseguir subir mais um degrau nas exigências que lhe são feitas.

vierinha

Vieirinha é a presença portuguesa na Bundesliga

O Schalke 04 será um dos grandes concorrentes, conseguindo manter as suas principais estrelas e acrescentando a chegada de Felipe Santana (Bor.Dortmund)e Christian Clemens (Colónia). Com vontade de modificar a imagem deixada na temporada estará o Estugarda. Mesmo tendo marcado presença na final da Taça da Alemanha, este conjunto terminou num triste 12º lugar. Com as chegadas de Daniel Schwaab (Bayer Leverkusen) e Moa Abdellaoue (Hannover), serão mais fortes as opções do técnico. Uma subida na classificação é, praticamente, obrigatória.

De resto, um meio da tabela altamente competitivo torna a Bundesliga num campeonato de grande interesse. Equipas como o Freiburgo, Eintracht Frankfurt, Hamburgo, Bor. Mochengladbach, Hannover e Nuremberga prometem grandes atrações nas partidas desta Liga. Nota final para a chegada de um atleta da Liga Zon Sagres à competição alemã. Abdi, ex-Olhanense, estará ao serviço do Eintracht Braunschweig, uma equipa clássica da Bundesliga (já foi campeão, em 1967), que regressa agora ao convívio dos grandes. Vierinha, no Wolfsburgo, será o único internacional português a evoluir na competição.

Boas apostas!