RW Essen – Bayer Leverkusen (Bundesliga)
O modesto Rot-Weiss Essen mede forças com o primodivisionário Bayer Leverkusen nos “oitavos” da Taça da Alemanha. No Stadion Essen, os “farmacêuticos” ambicionam confirmar o amplo favoritismo que ostentam diante de uma equipa que milia no quarto escalão.
Análise RW Essen
Longe dos seus tempos áureos, o Rot-Weiss Essen tem um desafio “de primeira” nos “oitavos” da Taça da Alemanha. A formação da oitava maior cidade da Alemanha, situada na Renânia do Norte-
Para chegar a esta fase, o Essen superou duas eliminatórias. Na primeira, disputada em setembro, impôs-se ao Arminia Bielefeld (1-0), conjunto que este ano subiu à Bundesliga, ao passo que na segunda eliminatória, já em finais de dezembro, venceu o Fortuna Dusseldorf (3-2) da 2. Bundesliga. Agora, o objetivo passa por voltar a assumir o papel de “tomba gigantes” frente ao Bayer Leverkusen, objetivo que se afigura mais difícil.
Na Regionalliga West, ao cabo de 22 jornadas, o Rot-Weiss Essen é a única equipa que segue invicta com 16 vitórias e seis empates, um ponto atrás do Borussia Dortmund B mas com 11 de avanço em relação ao terceiro SC Fortuna Koln. Os comandados de Christian Neidhart apresentam o segundo melhor ataque da prova com 48 golos marcados e a segunda melhor defesa com 13 consentidos. Simon Engelmann, com 20 tentos apontados até então, é o melhor marcador da prova.
Onze provável: Davari, Pelchaty, Heber, Hahn, Herzenbruch, Young, Kehl-Gomez, Grote, Conde, Endres, Engelmann
Análise Bayer Leverkusen
Frente a um adversário que compete três divisões abaixo, é por demais evidente que a responsabilidade está toda do lado do Bayer Leverkusen, conjunto que quer evitar aquilo que seria o maior “escândalo” da ronda. A Taça da Alemanha costuma ser profícua em surpresas – este Essen já protagonizou duas e o Bayern acabou eliminado na última eliminatória às mãos do Holstein Kiel da 2. Bundesliga -, o Bayern está perfeitamente ciente disso e os pupilos de Peter Bosz sabem perfeitamente que não há margem para facilitismos. O treinador holandês até poderá alterar uma ou outra peça em relação ao habitual esquema, mas não se perspetiva que opte por uma “revolução”, tanto por não subestimar o adversário, quanto pela quantidade de ausências com as quais continua a ter que lidar. Amiri, os irmãos Bender, Weiser, Baumgartlinger, Paulinho, Arias e Tah são baixas confirmadas para este desafio.
O Bayer não está a atravessar a melhor fase e Bosz não quer facilitar. Antes desta visita a Essen, o conjunto da BayArena perde os dois encontros que disputou para a Bundesliga frente a Wolfsburg (0-1) e RB Leipzig (1-0). Permanecer durante 180 minutos “a zeros” é a uma raridade para este Bayer que agora quer vencer em Essen, avançar na Taça e recuperar os índices de confiança ante dos próximo encontro da Bundesliga, frente ao Estugarda.
Onze provável: Hradecky, Fosu-Mensah, Dragovic, Tapsoba, Wendell, Aranguiz, Demirbay, Bellarabi, Wirtz, Bailey, Schick
Dica de Prognóstico
O Essen de tudo fará para resistir ao maior ascendente do Bayer Leverkusen. As duas equipas debatem-se em contextos competitivos diametralmente opostos e embora o Essen já tenha deixado um adversário primodivisionário pelo caminho, o Arminia não dispõe, nem de perto, dos mesmos argumentos que este Bayer Leverkusen. Os “farmacêuticos” deverão carimbar o passaporte para a próxima fase sem grandes problemas, mas o Essen de tudo fará para que o resultado final seja o mais nivelado possível, daí associarmos a vitória do Bayer a um mercado de menos golos.