Wayne Rooney fez história esta quinta-feira em Old Trafford ao marcar um dos golos na vitória do Manchester United contra o Feyenoord, conseguindo um resultado bastante positivo, ao contrário dos seus compatriotas do Southampton, que foram derrotados em casa do Sparta Praga.

Wayne Rooney escreve novo capítulo na história do United

Rooney torna-se o melhor marcador do United em competições europeias.

Rooney torna-se o melhor marcador do United em competições europeias.

Nesta 5ª jornada do Grupo A da Liga Europa, o Manchester United não só goleou na recepção ao Feyenoord e subiu para o 2º lugar de qualificação às eliminatórias, como também houve um jogador a bater um record ao apontar um dos golos. Com o golo que marcou, Wayne Rooney chegou aos 39 golos na Europa, ultrapassando Ruud Van Nistelrooy, que tinha 38. Para além desta marca alcançada, o internacional inglês também apontou o golo número 248 e está a apenas 1 de Sir Bobby Charlton que, com 249 golos, é o melhor marcador da história dos Red Devils.

O capitão do Manchester United abriu o marcador aos 35 minutos de jogo, assistido por Ibrahimovic, com o jogo a ir a 1-0 para o intervalo. Já no segundo tempo começou o festival de golos, com Juan Mata a fazer o 2-0, assistido por Rooney, seguindo de um auto-golo do guarda-redes Brad Jones. O último golo apareceu ao cair do pano, com uma assistência de Valencia e Lingard a finalizar. Com este triunfo o United fica em 2º lugar com 9 pontos, 1 a menos que o líder Fenerbahce, e 2 a mais que o 3º classificado Feyenoord.

Os qualificados não facilitaram

Mesmo com a qualificação como líderes dos respectivos agrupamentos assegurada, o Zenit, Shakhtar Donetsk e Schalke 04 não perdoaram os seus respectivos adversários e voltaram a vencer. Começando pelo Zenit, líder mais que isolado no Grupo D com 15 pontos, 10 de vantagem do 2º AZ Alkmaar, os russos receberam e derrotaram os israelitas do Maccabi Tel Aviv, com golos de Kokorin e de Kerzhakov. No Grupo H foi o Shakhtar Donetsk a golear o Konyaspor e continuar em 1º lugar com 15 pontos, 9 a mais que o 2º SC Braga. Os golos começaram com um auto-golo turco, Bardacki marcou na sua própria baliza, seguindo-se os golos de Dentinho, Eduardo da Silva e Bernard.

Schalke continua imbatível.

Schalke continua imbatível.

Já o Schalke, no Grupo I, também não esteve para brincadeiras e castigou o líder do campeonato francês, Nice, por 2-0, com golos de Konoplyanka e Dennis Aogo, somando também 15 golos e estando já 8 de vantagem sobre o 2º Krasnodar. Posto isto, fica assim o AZ Alkmaar, Dundalk e Maccabi Tel Aviv a lutarem pelo 2º lugar no Grupo D, enquanto que no Grupo H fica o SC Braga na luta com o Gent pelo 2º lugar, com os Arsenalistas a terem a difícil tarefa de enfrentar o Shakhtar Donetsk na última jornada. No Grupo D a disputa será entre o FK Krasnodar e o Red Bull Salzburg, com os russos a irem até casa do Nice, e os austríacos a receberem o Schalke.

Inter desperdiça vantagem, Fiorentina e Roma apuradas

O Inter de Milão, sob os comandos do novo técnico Stefano Pioli, esteve a vencer por 0-2 em casa do Hapoel Be’er Sheva, chegando ao intervalo já com os dois golos marcados, por Icardi e Brozovic, ambos assistidos por Éder Martins. Contudo, no segundo tempo os israelitas apontaram o 2-1 aos 58 minutos, e apenas 10 minutos depois o guarda-redes Handanovic acabou por ser expulso, com a equipa da casa a fazer o 2-2 logo de seguida, e a marcarem o golo da vitória ao cair do pano, acabando com qualquer réstia de esperança em ainda conseguirem a qualificação.

Pior ainda esteve a Fiorentina, onde recebeu o PAOK e antes da primeira meia hora de jogo já estava a perder por 0-2, conseguindo reduzir para 1-2 antes do intervalo, por Bernardeschi. Com o começo do segundo tempo os italianos arrancaram atrás do prejuízo e chegaram facilmente ao empate, por Babacar. Aparentemente contentes com o empate, os italianos abrandaram e deixaram de procurar a vitória, acabando por lhes sair caro mesmo ao cair do pano, com os gregos a marcarem o golo da vitória já nos descontos. O empate era suficiente para a turma de Paulo Sousa se qualificar como líderes do Grupo J.

Dzeko sobe para 2º melhor marcador da prova, com apenas 1 golo a menos que Aritz Aduriz.

Dzeko sobe para 2º melhor marcador da prova, com apenas 1 golo a menos que Aritz Aduriz.

Já a Roma não facilitou no Grupo E e goleou o Plzen por 4-1 em Itália. La Maggica colocou-se em vantagem logo aos 11 minutos por intermédio de Dzeko, que fez um hat-trick, assistido por Nainggolan. Apenas 7 minutos depois os checos conseguiram empatar a partida, levando o jogo para o intervalo empatado a uma bola. Foi então no segundo tempo que começou o festival de golos, com Dzeko a voltar a marcar aos 61 e 88 minutos, tendo ainda Diego Perotti apontando outro tento aos 82. Na próxima jornada os italianos viajam até à Roménia para enfrentar o Astra Giurgiu, onde um empate é suficiente para garantirem a qualificação.

Outras curtas da jornada

  • Sparta Praga vence Southampton e qualifica-se como líder do Grupo K
  • Karabakh e PAOK lutam pelo 2º lugar de qualificação no Grupo J
  • Standard Liège e Celta de Vigo, os dois com 6 pontos, disputam o 2º lugar de acesso.
  • Genk e Athletic Bilbao já qualificados no Grupo F.

Boas Apostas!