Esta terça-feira o Benfica tornou oficial a transferência de Renato Sanches para o Bayern de Munique por trinta e cinco milhões de euros, que podem chegar aos oitenta com prémios por objetivos. Havia outros gigantes europeus na corrida mas a Allianz Arena acabou por ser o destino escolhido pelo médio de dezoito anos. Uma escolha acertada. No Bayern e com Ancelotti, Renato vai ter tempo para tempo e oportunidade para se desenvolver. E num campeonato em que a componente física é determinante ele só pode continuar a brilhar.

Bayern de Munique às compras

Hummels tinha comunicado ao Dortmund que queria sair e agora o destino é ofical

Hummels tinha comunicado ao Dortmund que queria sair e agora o destino é ofical

Esta terça-feira o Bayern de Munique resolveu ir às compras. E como alguém que não tem que contar tostões, o clube bávaro foi direto ao que queria. Renato Sanches assina por cinco anos por uma verba inicial de trinta e cinco milhões de euros mas pode valer mais quarenta e cinco se o médio alcançar determinados objetivos. O habitual nestas coisas. Ao longo das últimas semanas muito se especulou sobre o interesse de outros clubes no médio encarnado de dezoito anos. Manchester United, Arsenal, Liverpool e até Barcelona eram apontados como pretendentes mas o escolhido acabou por ser o tetracampeão germânico. Enquanto uns especulam e andam a regatear o Bayern de Munique decidiu antecipar a lufa-lufa do mercado de verão e garantir desde já uns bons reforços. Já que tinha sacado do livro de cheques, Karl-Heinz Rummenigge também resolveu assinar com Matts Hummels, trazendo o central de volta à cidade natal. O central despede-se assim de Dortmund, ao fim de oito anos e meio com a camisola amarela e preta, apesar de ainda lhe faltar cumprir um ano de contrato. Este é um namoro antigo e convém lembrar que Hummels, natural de Munique, fez toda a sua formação no Bayern.

Renato, o desejado

Filho de caboverdianos, Renato Júnior Luz Sanches entrou para as escolinhas do Benfica aos nove e fez a sua progressão no clube Encarnado. Há um ano intercalava os Juniores do Benfica com a equipa B e hoje está de malas aviadas para Munique. É uma história meteórica, sem dúvida, e vai render aos benfiquistas uma verba muito considerável. Trinta e cinco milhões de euros é quanto vai pagar o Bayern à cabeça para assinar com o jovem médio, que impressionou a Europa nas poucas oportunidades que teve para se mostrar. Só Witsel rendeu mais aos cofres da Luz.

Em outubro de 2015 Rui Vitória chamou-o para uma substituição e um mês mais tarde a direção encarnada estava a assinar com ele novo contrato, com uma cláusula de rescisão proibitiva. Certo é que rapidamente conquistou o seu espaço no miolo do terreno das Águias e passou a titular indiscutível. Aos dezoito anos Renato Sanches era cobiçado por vários pesos pesados do futebol europeu e acabou por se decidir pelo tetracampeão da Alemanha.

Encaixa como uma luva

Renato_Sanches

Renato Sanches torna-se o primeiro português a ingressar no Bayern de Munique

Renato Sanches é o primeiro português a mudar-se para a Allianz Arena, em Munique, e a escolha pode ter sido mesmo a mais acertada para o jogador. Rummenigge explicou aos jornalistas que a contratação foi um pedido do próprio Carlo Ancelotti, rendido às potencialidades do jovem internacional português. Isso é fundamental para um futebolista ainda em formação, ser uma escolha pessoal de quem o vai introduzir na equipa, de alguém que tem uma ideia clara do que quer fazer dele e com ele. A segunda vantagem neste casamento é que no Bayern Renato vai ter tempo para evoluir, não precisa de ser ele a empurrar a equipa. A Bundesliga, um campeonato em que a componente física é tão determinante, pode mesmo ser o ideal para Renato brilhar.

United fica mal na fotografia

Em Inglaterra a ida de Renato Sanches para o Bayern está a causar sensação. Não pela escolha mas porque, mais uma vez, o Manchester United ficou a ver navios. Não é de estranhar e talvez faça com que os decisores dos Red Devils abram os olhos. Que jogador de topo ou com grande potencial de desenvolvimento quer amarrar o seu burro, como se costuma dizer, a um clube que não se define. Continua Van Gaal ou chega Mourinho? Agora ou daqui a um ano? Que interessa quando há propostas concretas e de vulto de projetos mais do que consolidados?

Boas Apostas!