Reims – Lyon (Ligue 1)
Num compromisso inserido na calendarização da jornada 29 da Ligue 1 francesa, a equipa do Olympique Lyonnais deslocar-se-á, esta sexta-feira, ao início da noite, ao Stade Auguste-Delaune, em Reims, para entrar em confronto com a equipa do Stade de Reims. A formação orientada pelo treinador David Guion tem feito uma campanha bastante equilibrada na luta pela fuga à descida de divisão e segue confiante pelos últimos resultados obtidos no ‘Championnat’. Já o coletivo liderado pelo treinador Rudi Garcia tem vindo a claudicar nas últimas jornadas, porém precisa de somar os três pontos para manter vivo o sonho e a ambição de disputar o título de campeão nacional francês até à reta final, numa altura em que tenta pressionar a dupla composta por PSG e Lille.
Análise Reims
A equipa do Reims chega a esta jornada a ocupar o 12.º lugar no quadro de classificação geral da Ligue 1, onde segue com registo de 34 pontos, o mesmo número do registo do Brest, que garante um avanço de nove pontos relativamente ao primeiro lugar que pode dar perigo de descida de divisão. Em 28 partidas, o conjunto tecnicamente orientado por David Guion somou, ao todo, oito vitórias, 10 empates e 10 derrotas, com 34 golos marcados e 35 golos sofridos.
Na ultima jornada, o Reims chegou ao quarto jogo consecutivo sem conhecer o sabor da derrota e logo com um saboroso triunfo, por 2-1, na visita ao terreno do Nantes. Quebrado ficou, portanto, o ciclo de três empates consecutivos com que a equipa vinha anteriormente, nos pontos somados perante Montpellier (0-0, em casa), Saint-Étienne (1-1, fora) e Lens (1-1, em casa). A última derrota, por sinal, até foi na Coupe de France, há cerca de um mês atrás, frente ao Valenciennes (3-4).
Onze provável: Rajkovic – Foket, Faes, Abdelhamid, Konan – Chavalerin, Munetssi, Berisha – Cafaro, Dia, Zeneli
Análise Lyon
A equipa do Lyon tem feito uma boa campanha no cômputo geral da presente edição da Liga Francesa, onde tem o objetivo de conseguir carimbar o passaporte para a próxima edição da Liga dos Campeões da UEFA, sem deixar de alimentar o sonho da conquista do título. Isto porque, à entrada para a 29.ª ronda, o conjunto orientado por Rudi Garcia aparece na 3.ª posição da tabela de classificação geral, com 59 pontos, a apenas um de distância da vice-liderança do PSG e a três da liderança do Lille. Em 28 partidas, o registo completo integra 17 vitórias, oito empates e três derrotas, com 56 golos marcados e 25 golos sofridos.
No passado fim-de-semana, o Lyon reforçou os índices de confiança com uma goleada, de 5-2, na receção ao Sochaux, que serviu para confirmar a qualificação nos 16 avos de final da Coupe de France, prova onde a equipa de Rudi Garcia também tem aspirações elevadas. No campeonato, o Lyon vem de um triunfo sofrido, em casa, perante o Rennes (1-0), que materializou o regresso ao caminho do sucesso, após um empate pouco saboroso na visita à casa do Marseille (1-1).
Onze provável: Lopes – Dubois, Marcelo, Denayer, Cornet – Paquetá, Mendes, Aouar – Kadewere, Depay, Ekambi
Dica de Prognóstico
A perspetiva é a de um jogo relativamente equilibrado, onde a equipa do Lyon possa vir a destacar-se pelos superiores níveis de posse de bola e iniciativa de jogo ofensivo, mas onde o Reims, a jogar em casa, procure a espaços também pressionar mais alto a saída de bola do adversário, para tentar dividir as despesas. Apesar do bom envolvimento e da dinâmica ofensiva que possui, o Lyon não oferece as mesmas garantias em termos defensivos, pelo que se espera um jogo onde os dois ataques possam vir a superar a tarefa dos sistemas defensivos adversários. Neste sentido, a melhor opção de investimento recairá no mercado de Ambas Equipas Marcam, até pela cotação de 1.83 oferecida pela casa de apostas Bet.pt.