RB Leipzig – Eintracht Frankfurt (Bundesliga)
Rivais diretos na luta pelo acesso às competições europeias da próxima temporada, RB Leipzig e Eintracht Frankfurt enfrentam-se este sábado, na Red Bull Arena. Cinco pontos separam os dois emblemas.
O pós-pausa de inverno tem corrido de feição ao RB Leipzig. Apesar da derrota caseira frente ao Borussia Dortmund (0-1) no primeiro encontro oficial do ano, a equipa patrocinada pela marca austríaca de bebidas energéticas venceu os três encontros seguintes, superiorizando-se ao Fortuna Dusseldorf (0-4) e ao Hannover 96 (0-3) em jogos da Bundesliga e ao Wolfsburg para a Taça (1-0). O facto de se ter superiorizado a Fortuna e Hannover 96 a jogar fora de portas terá sido importante para o Leipzig, já que o triunfo em Dusseldorf pôs fim a uma série de cinco derrotas consecutivas longe do seu reduto e com apenas um golo apontado nessa sequência. Em casa, o cenário muda de figura por completo: em dez jogos para a Bundesliga, o RB Leipzig só perdeu uma vez a jogar com o apoio dos seus adeptos, precisamente no mais recente duelo com o Borussia Dortmund. No quarto posto com 37 pontos e cinco de vantagem em relação ao Eintracht Frankfurt, vencer este desafio permitiria alcançar uma vantagem confortável na luta pelo acesso à Liga dos Campeões.
O desempenho defensivo da formação treinada por Ralf Rangnick merece ser elogiado, dado que estamos a falar de um conjunto que possui o menor número de golos encaixados nesta edição da Bundesliga (18) a par do Borussia Monchengladbach. Em casa, o RB Leipzig encaixou sete golos em dez desafios – manteve as suas redes inviolável em cinco ocasiões – e apontou 24 tentos.
Amadou Haidara e Dayot Upamecano estão impedidos de ir a jogo devido a lesão, enquanto Ibrahima Konaté se encontra suspenso. Timo Werner ainda trabalha para recuperar a melhor forma e não deverá estar entre os titulares.
Onze provável: Gulácsi, Klostermann, Ilsanker, Orban, Halstenberg, Demme, Adams, Laimer, Forsberg, Matheus, Poulsen
O Eintracht Frankfurt é uma das boas sensações da temporada europeia e tem estado em grande tanto na Bundesliga quanto na Liga Europa. No quinto lugar com 32 pontos, o Eintracht está a cinco de distância do RB Leipzig e sabe que um desaire aqui poderá comprometer as suas hipóteses de continuar na luta pelo acesso à Liga dos Campeões da próxima temporada. De qualquer as formas, o Frankfurt não vai abdicar do seu estilo de jogo ofensivo ou adotar uma abordagem mais cautelosa: as “águias” vão até Leipzig apostadas em conquistar os três pontos. No último fim-de-semana, a equipa liderada por Adi Hutter empatou a um golo na receção ao líder Borussia Dortmund. A visita ao RB Leipzig dá continuidade a uma série “terrível” para esta equipa do Eintracht após a pausa de inverno: jogou fora de portas com o Werder Bremen (2-2), recebeu o Borussia Dortmund (1-1) e agora prepara-se para defrontar RB Leipzig, Shakhtar Donetsk (duas vezes, para a Liga Europa) e Borussia Monchengladbach.
Rebic, Haller e Jovic constituem um dos trios ofensivos mais mortíferos dos principais campeonatos europeus. O Eintracht apresenta uma média de dois golos marcados por jogo (40 golos em 20 partidas) e esforçar-se-á por causar estragos na melhor defesa da Bundesliga.
Timothy Chandler e Lucas Torró são ausências já confirmadas. David Abraham está em duvida e caso a sua ausência se confirme, a contratação Hinteregger poderá surgir no seu lugar.
Onze provável: Trapp, Hinteregger, Hasebe, Ndicka, Danny da Costa, Kostic, Gelson, Rode, Rebic, Jovic, Haller
Adivinha-se um duelo equilibrado entre duas equipas que deverão conseguir marcar.