Portugal – Suíça (UEFA Nations League)
O Estádio do Dragão acolhe o confronto entre a selecção de Portugal e a selecção da Suíça, esta quarta-feira à noite, num embate a contar para as meias-finais da UEFA Nations League. A Selecção das Quinas ainda não foi derrotada nesta primeira edição da Liga das Nações, e tem a sorte de poder actuar em território luso. Do outro lado chega uma Suíça perigosa, que foi uma surpresa na fase de grupos ao ultrapassar a Bélgica, uma das selecções favoritas.
Portugal chegou aqui depois de se ter qualificado como líder do Grupo 3 com 8 pontos, fruto de 2 vitórias e 2 empates, com parciais de 5 golos marcados e 3 golos sofridos. Os homens de Fernando Santos ficaram à frente das selecções de Itália e da Polónia, e atingem assim as meias-finais desta primeira edição da Liga das Nações. Portugal conta apenas com dois jogos disputados desde o início de 2019, ambos para a fase de qualificação ao Euro 2020, e desiludiu em ambos, empatando na recepção à Ucrânia (0-0) e à Sérvia (1-1), complicando aquilo que seria, teoricamente, um agrupamento bastante acessível.
Fernando Santos conta com um plantel recheado de excelentes jogadores, com jovens talentos combinados com jogadores com vasta experiência, e a selecção apresenta uma fortíssima espinha-dorsal, começando com Rui Patrício na baliza, defesas como Pepe, Ruben Dias, médios como João Moutinho, Pizzi, Rúben Neves, e avançados como Bernardo Silva, Cristiano Ronaldo, entre outros. O destaque desta convocatória realça as possíveis primeiras internacionalizações de Diogo Jota, do Wolverhampton, e João Félix, do Benfica. Os Navegadores empataram os últimos quatro jogos que disputaram, e Fernando Santos conta com algumas dificuldades sobre quem colocará no meio-campo, Rúben Neves ou William Carvalho, e Pizzi ou Bruno Fernandes. Danilo Pereira fica de fora, castigado.
Onze Provável: Patrício – Cancelo, Dias, Pepe e Mário Rui – Neves, Pizzi, Bernardo Silva e Rafa – Ronaldo e Félix.
A Suíça, por sua vez, chegou aqui depois de se ter conseguido qualificar como líder do Grupo 2 com 9 pontos, fruto de 3 vitórias e 1 derrota, com parciais de 14 golos marcados e 5 golos sofridos. Os helvéticos foram uma grande surpresa no Grupo 2 ao ficarem à frente da uma selecção do calibre da Bélgica, terminando ambos com os mesmos pontos, mas a Suíça com melhor diferença de golos. Esta selecção disputou dois jogos desde o início de 2019, ambos para a fase de qualificação ao Euro 2020, com a equipa a ter vencido a Geórgia (0-2) e depois empatando na recepção à Dinamarca (3-3).
Esta selecção orientada por Vladimir Petkovic também conta com elementos de grande qualidade, nomeadamente o guardião Yann Sommer, os defesas Fabian Schar e Nico Elvedi, os médios Xhaka, Zuber, Shaqiri, entre outros, e avançados como Seferovic. Os helvéticos bateram a poderosa selecção da Bélgica na última jornada desta competição por 5-2, um registo que dá certamente uma boa dose de motivação aos jogadores.
Onze Provável: Sommer – Mbabu, Schar, Elvedi e Rodríguez – Zakaria e Xhaka – Fernandes, Shaqiri e Zuber – Seferovic.
As duas selecções encontram-se aqui com o intuito de avançar na prova. A Suíça tem mostrado melhores exibições do que Portugal, embora as duas selecções possuam jogadores de grande relevo. Portugal joga em casa e é favorito a vencer este desafio, ainda que o mais certo neste jogo possa ser as duas equipas a chegarem ao golo, visto que tanto uma como a outra concederam e marcaram com regularidade nos últimos jogos.