Paris SG – Marselha (Ligue 1)
Bem-vindos à semana dos encontros entre Paris SG e Marselha. Não estamos a brincar. Com um jogo agendado para a noite de domingo, a contar para a Ligue 1, as duas equipas reencontrar-se-ão, no mesmo cenário, já na próxima quarta-feira, em partida relativa à Taça de França. É, por isso mesmo, um encontro que tende a estender-se ao longo de 180 minutos, porque se no campeonato os objetivos do Paris SG parecem já garantidos, enquanto os do Marselha estão ainda por confirmar, na Taça de França as coisas estarão em aberto, de forma equilibrada, para cada um dos lados. Neste primeiro encontro, o Marselha chegará ainda com algum peso nas pernas do jogo realizado em Braga, onde controlou as coisas para garantir o apuramento na Liga Europa. O Paris SG, por seu turno, vai preparando, na oficina, a melhor forma de conseguir surpreender o Real Madrid na segunda mão dos oitavos-de-final da Liga dos Campeões.
Sempre dissemos o mesmo, desde o início da temporada, o objetivo do Paris SG estava demarcado na Liga dos Campeões e talvez a grande diferença fosse que ninguém esperava ver essas contas terem que ser ajustadas já no início do mês de março, quando receber o Real Madrid. A derrota por 1-3 na capital espanhola causa apreensão num projeto onde o dinheiro aparece a rodos, mas a competência futebolística e a experiência de se estar em momentos decisivos não é instantânea. É isso, no entanto, o que preocupará Neymar e companhia nestas semanas, com os jogos de Ligue 1 e Taça de França a serem apenas pequenos rebuçados para manter a língua doce. A equipa do PSG não tem tremido nos jogos disputados no seu país, mas isso parece de pouco relevo no contexto em que o sucesso se avaliará pelo que a equipa fizer no plano europeu.
Onze Provável: Areola – Dani Alves, Marquinhos, Thiago Silva, Yuri – Verratti, Lass Diarra, Rabiot – Mbappé, Cavani, Neymar.
O Marselha continua a conseguir aliar prestação europeia e alcance do objetivo na Ligue 1, com a equipa a avançar mais uma ronda na Liga Europa, superando-se ao Sporting de Braga com uma grande exibição na primeira mão, quando venceu por 3-0, e uma boa gestão da vantagem na Pedreira do Minho, na passada quinta-feira. O Braga ainda sonhou com a reviravolta, mas se não fosse Matheus, o Marselha poderia mesmo ter repetido uma vitória gorda. No campeonato a equipa vem de um período de dois meses em alta rotação, depois de ter perdido em Lyon a 17 de dezembro. Desde aí, apenas dois empates, um em casa, frente ao Monaco, outro no terreno do Saint-Étienne. Mandanda e Mitroglou estão lesionados, devendo falhar a partida, enquanto Rudi Garcia terá que avaliar se entre os jogadores utilizados em Braga haverá algum a precisar de repouso, para decidir em consonância com a importância que dá aos dois desafios que tem frente ao PSG.
Onze Provável: Pelé – Sakai, Rami, Rolando, Amavi – Zambo Anguissa, Luiz Gustavo – Thauvin, Sanson, Payet – Germain.
Na primeira volta, o Marselha obrigou o Paris SG a um empate.
Um jogo importante para o Marselha, na forma como poderá influenciar a luta pelo segundo lugar. Mas também para o Paris SG, numa fase em que vive com algumas dúvidas sobre o que poderá, ou não, alcançar na Europa.