Paris SG – Lyon (Ligue 1)
Jogo grande da jornada na Liga francesa, com o Paris SG a encontrar uma das equipas que tinha colocado como objectivo, no início da temporada, posicionar-se como um dos conjuntos com mais vontade de fazer diminuir a diferença de qualidades entre si. A verdade é que, em termos financeiros, o Lyon é a equipa em melhor posição para o fazer, visto que tem um orçamento também ao nível de top europeu, ainda que longe do da equipa parisiense. No entanto, é necessário ter em conta que o Lyon tem revelado alguns problemas e, este fim-de-semana, tem um teste de exigência máxima.
Será que está tudo a ser fácil demais para o Paris SG? Desde que Neymar chegou a equipa parisiense tem encontrado demasiadas facilidades para alcançar vitórias e, mais do que isso, golear sem igual. Essa capacidade do conjunto da capital é acrescida pela organização que apresenta agora, muito mais equilibrada do que na temporada transacta, permitindo toda a liberdade ao brasileiro, que conta ainda com a chegada de Mbappé e Cavani para fazerem a diferença na frente de ataque. A capacidade de golear já foi, até, exportada, porque no jogo desta semana na Liga dos Campeões o Celtic não foi capaz de colocar um travão à ofensiva dos “franceses”, fazendo-os sofrer com um resultado bem pesado e que denuncia, desde já, todo o favoritismo que o PSG detém em relação ao apuramento para os oitavos-de-final. Angel Di Maria e Javier Pastore, lesionados, não deverão estar disponíveis para ir a jogo, enquanto Unai Emery deverá estar apostado em voltar a colocar a sua enorme capacidade ofensiva toda em campo.
Onze Provável: Areola – Meunier, Marquinhos, Kimpembe, Kurzawa – Verratti, Rabiot – Draxler, Mbappé, Neymar – Cavani.
O Lyon tenta, esta temporada, resgatar uma posição no pódio, que lhe fugiu o ano passado, sobretudo, por ter tido um péssimo início de época. Para já, apesar de empates frente a Nantes e Bordéus, a equipa tem-se segurado perto do seu objectivo e o técnico Bruno Genesio terá em mente conseguir, neste encontro, surpreender a mais fortemente armada equipa do Paris SG. Na passada quinta-feira, o Lyon actuou em jogo da Liga Europa, frente ao Apollon Limassol, para segurar um magro empate que o deixa aquém dos objectivos nesta prova. Bruno Genesio já afirmou que não se vê viajar até Paris armando-se em vítima, mas a verdade é, provavelmente, diferente. Sem querer menosprezar o seu modelo, o Lyon terá que ter algum tipo de precaução ao nível defensivo, tendo em conta a extrema qualidade do adversário. Pape Cheick, lesionado, é a ausência mais provável.
Onze Provável: Lopes – Tete, Marcelo, Morel, Mendy – Tousart, Ferri – Traoré, Fekir, Depay – Mariano.
Curiosamente, apesar do afastamento em termos pontuais, os dois jogos entre estas equipas, na época passada, terminaram com o Paris SG a vencer pela margem mínima, 2-1.
O favoritismo do Paris SG será colocado à prova, mas a resistência adivinha-se bem elevada. Muito mais capaz a equipa parisiense, ameaçará, eventualmente, nova goleada para a colecção.