Oklahoma City Thunder – San Antonio Spurs (NBA Playoff – Jogo 4)
Ao terceiro jogo, apareceu Serge Ibaka. O internacional espanhol havia sido dado como lesionado e fora dos jogos decisivos da Conferência Oeste, mas uma recuperação milagrosa ou a extrema necessidade fizeram com que Ibaka regressasse a campo para ajudar os Thunder a impor a sua lei. O interior jogou 30 minutos, passando pelo balneário sempre que saia de jogo, imagina-se que para avaliar o ponto de situação no que toca à lesão que o afeta, tendo terminado o encontro com 15 pontos e sete ressaltos. A vitória dos Oklahoma City Thunder por 106-97 fala por si.
Mas as alterações nos Oklahoma City Thunder não ficaram por aqui. Com Reggie Jackson a ser promovido a titular, enquanto Thabo Sefolosha não chegou a entrar em jogo, por decisão técnica. Jackson oferece à equipa melhor capacidade de decisão e liberta Russell Westbrook em termos ofensivos e defensivos, resguardando-o de ter que defender o elemento mais intenso do ataque adversário. Com estes três jogadores em campo, junto a Kevin Durant, os Thunder ganham intensidade, qualidade e formam um conjunto bastante mais sólido. No fundo, os quatro atletas marcaram 81 dos pontos da equipa, deixando vir do banco o contributo de Steven Adams e Caron Butler, que trabalharam bastante para manter a vantagem sobre o seu adversário.
No San Antonio Spurs, com duas vitórias nos dois primeiros encontros, Gregg Popovich percebeu cedo que não valeria a pena forçar Tony Parker, retirando-o cedo da partida e deixando que Manu Ginoboli acabasse por ser o elemento de maior performance na equipa, ao marcar 23 pontos, com seis em nove a partir da linha de três pontos. Tim Duncan e Kawhi Leonard, mesmo com menos minutos, não deixaram de oferecer aquilo que costumam dar à sua equipa, mas este parecia ser um daqueles encontros em que Popovich prefere não forçar a barra – na verdade, a experiência dizia que uma terceira vitória dos Spurs seria um caso raríssimo e só possível numa de duas opções: enorme quebra do adversário ou momento de superação fantástico. Popovich seguiu a estrada óbvia, entregou a vitória ao adversário e descanso para o atacar no quarto jogo.
Neste quarto jogo, será necessário entender em que ponto está a forma de Serge Ibaka e qual será o seu rendimento depois do esforço feito na terceira partida destas finais de Conferência. Por outro lado, há uma enorme curiosidade em perceber como leu Gregg Popovich este encontro e que alterações fará à sua equipa para tentar, agora sim, quebrar o adversário na casa deste. Esse trabalho acabará por ser decisivo para aquilo que poderá acontecer na partida.
Sabemos que jogadores como Kevin Durant, Russell Westbrook, Tony Parker e Tim Duncan darão tudo por tudo para estarem no máximo das suas capacidades. E a verdade é que os quatro são jogadores que conseguem, durante grande parte da temporada, manter-se nesse nível. O que fará a diferença é o tipo de jogador que poderá “aparecer” neste encontro. Penso que Serge Ibaka sentirá algumas dores e dificuldades para estar tão bem como esteve no jogo três, restando saber se Tiago Splitter ou Boris Diaw podem dar um salto e conseguir eliminar aquela que foi uma pequena vantagem dos Thunder. A terceira vitória dos Spurs parece estar perto…
A Bet365 oferece-lhe 50€ de bónus para apostar neste jogo: http://bitly.com/50eurbonus