Liga Europa – Com os oitavos-de-final da competição à porta, começa a ficar claro quem pode ser apontado como favorito a vencer a Liga Europa e quem poderá cimentar o seu estatuto de surpresa. Para as duas equipas portuguesas em prova, o SL Benfica e o FC Porto, espera-se um autêntico exame final às suas capacidades, tendo em conta que se irão cruzar com conjuntos de grande valia e experiência a este nível.

Tendo em conta o que vemos no nosso campeonato, o Benfica talvez tenha uma percentagem maior de favoritismo no seu encontro. O Tottenham, apesar da qualidade de muitos dos seus elementos e de estar entre os cinco primeiros na Premier League, não representa nenhum fantasma para os encarnados. Para além do mais, frente a equipas inglesas que não estejam na luta pelo título, o esquema ofensivo de Jorge Jesus sai beneficiado, por encontrar algum espaço por explorar entre as linhas defensivas. Será de ter em conta que, com Tim Sherwood, os Spurs não quererão dar nenhuma vantagem ao seu adversário. Conte-se, por isso, com a presença de Paulinho e, eventualmente, Sandro, a fazer uma intensa cobertura da intermediária dos Spurs. Mas com um jogo que aposta forte na velocidade, o Benfica parte confiante.

Benfica Liga Europa

Benfica não deixa a festa por aqui

Diferente será a tarefa do FC Porto, frente a um Nápoles que tem à sua frente um verdadeiro especialista em provas europeias. Rafael Benítez é o atual treinador campeão da Liga Europa e ganharia muito em conseguir repetir o feito, agora com os napolitanos. Aos Dragões caberá o papel de tentar conquistar uma vantagem em casa que possa ser gerida fora de portas. Sendo, para além disso, a estreia europeia de Luís Castro, espera-se um FC Porto onde o rigor será uma exigência cada vez maior. Na defesa poderá estar a chave do encontro. Danilo, Mangala, Maicon e Alex Sandro são titulares sem grandes opções no plantel (Reyes é o único outro defesa do plantel principal que está inscrito), pelo que todos terão que estar capazes de não falhar em momento algum. Um tipo de pressão que, não sendo novo para os Dragões, esta
Época, nem sempre tem sido resolvido a contento do clube.

Jogo nacional na Europa

Dois encontros entre equipas dos mesmos países terão honras de destaque nestes oitavos-de-final. Aquele que deverá causar maior fricção entre conjuntos é o dérbi sevilhano, entre Sevilla e Real Bétis. Os adeptos das duas equipas vivem com intensidade todos os seus duelos, tendo agora a oportunidade de vivê-lo numa situação a eliminar e a contar para uma prova europeia. Imaginamos que Sevilha estará em erupção, e enquanto o Sevilla tenta cumprir com o seu objetivo de regressar à ribalta, o Real Bétis vai olhando para esta eliminatória como um prémio de consolação para uma época em que, tudo indica, irá cair na divisão secundária do futebol espanhol.

A Juventus, que na Série A segue forte e imparável, espera juntar a esse outro sucesso na Europa. Para o conseguir, quis o destino que tivesse que enfrentar a Fiorentina, equipa que acaba de defrontar em jogo do campeonato. Se em Itália não restam grandes dúvidas de que a Juventus é favorita, será bom não esquecer que, na Europa, a Fiorentina vem fazendo uma caminhada bem mais segura do que o seu adversário. Será a isso que o técnico Montella se deverá agarrar quando estiver a preparar o encontro com o seu plantel.

De onde sairá a surpresa?

fabio espinho ludogorets

Fábio Espinho e a sensação búlgara

Nos restantes quatro encontros dos oitavos-de-final poderão sair presenças inesperadas em fase tão adiantada da prova. O Ludogorets, dos portugueses Fábio Espinho e Vitinha, tem sido um dos candidatos mais fortes a ser a surpresa da prova. Enfrentando, agora, os espanhóis do Valência, o conjunto búlgaro terá que continuar a apresentar o mesmo rigor defensivo e a capacidade de surpreender o adversário que o trouxe até aqui. Por sua vez, o Lyon volta a reviver alguma glória europeia e, defrontando o Viktoria Plzen, espera não pagar um preço demasiado caro quando visitar a República Checa, onde o Viktoria tem baseado a sua capacidade de se manter em prova na Europa.

O Salzburgo goleou o Ajax na fase anterior e terá pela frente o Basileia, que no ano passado alcançou as meias-finais e, mesmo não tendo já Salah no seu plantel, espera poder repetir o feito. Será um jogo entre equipas de campeonatos menos vistos na Europa, aproveitando os seus jogadores para ganhar estatuto nesta prova. Finalmente, o Anzhi conseguiu contrariar a sua morte prematura e mantém-se em prova, tendo agora que enfrentar um complicado AZ Alkmaar para manter a Rússia nas contas da Liga Europa. Tarefa complicada mas, a surpresa, essa, é sempre possível.

Boas Apostas!