Newcastle – Aston Villa (Premier League)
St. James’ Park acolhe o duelo que assinala o pontapé de saída na jornada 28 da Premier League 2020/21. O Newcastle de Steve Bruce continua em maus lençóis e prepara-se para receber o Aston Villa, uma das boas equipas da Premier League.
Análise Newcastle
A luta pela manutenção na Premier League promete durar até final e, ao que tudo indica, o Newcastle permanecerá envolvido nela. O emblema do norte de Inglaterra soma 27 pontos em outras tantas jornadas e está apenas um acima da linha de perigo – ainda que o Fulham tenha mais um encontro disputado. A situação a nível diretivo é instável, a contestação a Steve Bruce tende a subir de tom jornada após jornada e as nuvens que pairam em St. James’ Park são negras. Sem vitórias nos últimos quatro jogos oficiais, o Newcastle triunfou apenas duas vezes nas últimas 18 ocasiões em que entrou em campo, registo marcadamente negativo e que não dá azo a grande otimismo. Cinco dias antes desta receção ao Aston Villa, o Newcastle viajou ao reduto do penúltimo (e praticamente condenado) West Bromwich Albion, mas não foi além de um empate sem golos ante a equipa que ostenta o pior registo defensivo da Premier League (56 golos sofridos) e o segundo maior número de derrotas (16).
A situação do Newcastle não é propriamente abonatória e, face ao que tem produzido recentemente, custa perspetivar algo de positivo. É certo que esta equipa tem potencial para mais que aquilo que se tem verificado e que, a espaços, vai deixando algumas boas indicações, mas a falta de consistência conduziu a equipa para uma situação delicada e que faz com que entre em campo constantemente sob pressão. Todos os pontos contam nesta luta pela manutenção e os “Magpies” de tudo farão para alcançar um resultado positivo aqui.
Onze provável: Dubravka, Krafth, Lascelles, Clark, Lewis, Shelvey, Hayden, Hendrick, Willock, Joelinton, Carroll
Análise Aston Villa
O Aston Villa viaja até St. James’ Park numa posição bem mais confortável que a da formação local, uma vez que segue no 9º lugar da tabela com 40 pontos conquistados em 26 jogos. A qualidade exibicional dos “Villans” tem sido frequentemente elogiada pela crítica e o conjunto de Birmingham quer terminar na primeira metade da tabela classificativa.
Relativamente ao momento recente da equipa, nos últimos seis encontros oficiais, o Villa conquistou duas vitórias, empatou duas vezes e perdeu outras tantas. Sem vitórias nem golos marcados nos últimos dois jogos oficiais, a equipa de Dean Smith chega aqui na sequência de um desaire por uma bola a zero com o “lanterna vermelha” Sheffield United (1-0) e de um empate sem golos frente ao Wolves. Jack Grealish, unidade essencial no processo ofensivo da equipa, não foi a jogo nos últimos dois desafios e também é baixa confirmada para este encontro, reduzindo assim as probabilidades de sucesso da equipa do Villa. Bertrand Traoré, Morgan Sanson e Kortney Hause estão em duvida. Caso também se confirme a baixa de Bertrand Traoré, o Villa terá que lidar com dois “handicaps” na frente de um ataque que leva já 38 tentos apontados.
Onze provável: Martínez, Cash, Konsa, Mings, Targett, Douglas Luiz, McGinn, Barkley, Traoré, Trézéguet, Watkins
Dica de Prognóstico
As cotações colocam o favoritismo do lado do Aston Villa, mas a lesão de Jack Grealish constitui um rude golpe nas aspirações da formação de Birmingham. O Newcastle está “entre a espada e a parede” e precisa de fazer pela vida neste desafio, sendo que a sua posição é bem menos confortável que a do Villa.