Estão encontrados todos os pares da 2ª ronda do playoff da NBA, inclusive com o primeiro jogo relativo às partidas da Conferência Oeste já realizado na passada madrugada. Com os favoritos, a Este, a confirmar com alguma facilidade a passagem do primeiro obstáculo, não parece possível que os Cleveland Cavaliers encontrem oposição à sua altura até à final. Já a Oeste, duas equipas fortíssimas apresentam-se à disputa desse lugar na final, mas ambas com percursos a completar frente a adversários que não prometem facilidades.

Impossível parar os Cavaliers?

Goran Dragic liderou os Miami até à 2ª ronda

Goran Dragic liderou os Miami até à 2ª ronda

O enorme equilíbrio da classificação da Conferência Oeste levou a partidas muito interessantes entre seis equipas que se apresentaram, na primeira ronda, com valores muito próximos. A exceção a isso foram os Cleveland Cavaliers, que não encontraram qualquer oposição da parte dos Detroit Pistons. Agora, perante os Atlanta Hawks, as coisas não deverão ser tão acessíveis, mas o favoritismo continua, por inteiro, do lado dos Cavs.

A equipa de Atlanta superou bem os Boston Celtics, mas continua a não demonstrar a capacidade para se afirmar frente a um conjunto com mais experiência e mais armas táticas. E por falar em experiência, o que dizer dos Miami Heat, que em dois encontros, conseguiram recuperar da quase-eliminação provocada pelos Charlotte Hornets? O jogo sete foi chave fundamental para terminar com o sonhos do conjunto de Charlotte, mas os Miami Heat não poderão voltar a adormecer.

Aliás, essa mesma mensagem também serve para os Toronto Raptors, que chegam aqui não sem passarem por um susto frente aos Indiana Pacers. A qualidade das duas equipas não está em causa, mas ambas sabem, também, que as suas fragilidades surgem bem evidentes em determinados encontros. Por isso mesmo, espera-se uma eliminatória que pode durar até à negra, sem que exista, propriamente, um favorito antecipado.

A Oeste, há dupla escolhida

Ninguém parece ter grandes dúvidas sobre a final de Conferência que teremos a Oeste, embora também se pressinta que os dois favoritos passarão por diferentes dificuldades. Na primeira partida, já ambos somaram uma vitória, mas a história está, apenas e só, a começar.

Os Golden State Warriors vão demonstrando que não sentem a falta de Stephen Curry, com toda a equipa a superar-se para demonstrar que vale mais do que aquilo que as exibições do seu líder deixam a entender. Do lado dos Trail Blazers, Damian Lillard entenderá que a ausência de Curry até poderá ser prejudicial, porque faz sublinhar o aspeto coletivo dos Warriors, algo que o conjunto de Portland não consegue acompanhar. Ainda assim, e sobretudo em casa, espera-se alguma réplica dos Blazers.

Será 2016 o ano de LaMarcus Aldridge?

Será 2016 o ano de LaMarcus Aldridge?

No outro confronto, os San Antonio Spurs poderão continuar a caminhar sobre as águas preferidas de Gregg Popovich, a fazer uma grande temporada e sem ter toda a pressão mediática de ser o primeiro. Perante os Oklahoma, a equipa enfrenta um primeiro teste à capacidade de travar um conjunto com múltiplas ameaças ofensivas. O primeiro jogo não teve, no entanto, muita história, com LaMarcus Aldridge e Kawhi Leonard a apresentarem-se a um nível fantástico, superando o conjunto adversário e deixando Kevin Durant e Russell Westbrook diminuídos perante tanta qualidade.

É óbvio que os Oklahoma City Thunder não vão aceitar que esta vantagem inicial lhes tolde a possibilidade de disputarem o resultado final da eliminatória, mas o ritmo está marcado e o grande favorito à vitória são mesmo os Spurs.

Boas Apostas!