Terminou esta madrugada a fase regular da NBA e se conseguir um bilhete para o playoff te pode encher de certezas, talvez as dúvidas tenham ficado mais acentuadas nestas últimas duas semanas de competição. Os Boston Celtics foram uns surpreendentes vencedores da Conferência Este, enquanto a Oeste os Golden State Warriors confirmaram a superioridade. Mas será que ser primeiro garante uma presença na final?

Poder de escolha?

Enquanto ninguém parece ter a mínima dúvida de que os Cleveland Cavaliers são a equipa com maior capacidade para, no Este, voltarem a marcar presença na final, as suas opções nas últimas semanas lançam umas quantas dúvidas sobre a forma como querem lá chegar. Quatro derrotas consecutivas a fechar a fase regular empurraram a equipa para o segundo lugar da Conferência, perdendo a vantagem de decidir em casa. Se o descanso de alguns dos seus jogadores foi levado em linha de conta, a incapacidade para gerir a vantagem conseguida depois de um grande jogo em Boston denota que a liderança, em Cleveland, continua sujeita a humores. E se Charles Barkley sugere que fugir dos Washington Wizards, que terminaram em quarto lugar, pode ser uma razão para esta escolha dos Cavs, acabar o ano a perder não costuma ser bom conselheiro.

Lebron James Isaiah Thomas

Lebron é Lebron, mas Isaiah quer mais

Os Boston Celtics não têm culpa dos erros ou opções dos adversários e venceram a Conferência Este, algo que não acontecia desde 2008, ano em que terminaram como campeões da NBA. As sensações são, assim, as melhores para a equipa de Boston, que vêem como mais do que justificada a aposta feita em Brad Stevens. É óbvio que o desafio de superar os Cavs parece ainda algo demasiado exigente para este conjunto, mas, para já, partem na frente.

Entre Toronto Raptors e Washington Wizards lutar-se-á pela surpresa na Conferência, tentando travar um dos conjunto que acabou na frente. As possibilidades de cada uma das equipas não são largas, mas com muita qualidade no jogo exterior, ambas podem, na noite certa, contrariar as vantagens da concorrência.


No que toca às outras quatro equipas apuradas, Atlanta Hawks e Milwaukee Bucks parecem continuar num processo evolutivo que ainda as mantém limitadas nas esperanças de avançar mais do que uma ronda, enquanto Indiana Pacers e Chicago Bulls acabaram por confirmar a passagem baseadas na experiência que apresentam os seus colectivos. Infelizmente, para os seus adeptos, isso parece pouco para sonhar com surpresas.

As fichas no lugar certo

Golden State continua brilhante, com três ameaças em lugar de duas e a sensação de que, venha quem vier, vai ser sempre muito difícil parar os Warriors como um tudo. Obviamente que há um conjunto que pensa diferente, o liderado por Gregg Popovich, que passou um ano mais a preparar-se na sombra dos líderes para os travar quando chegar o momento certo. Ao que parece, esse momento será a final de Conferência, com a qualidade que oferece vantagem aos dois primeiros classificados do Oeste na NBA.

James Harden Russell Westbrook

Harden ou Westbrook? Vai ser cara-a-cara

No entanto, o Oeste foi também palco da corrida pelo ceptro de MVP da fase regular, com Kawhi Leonard a ser o favorito daqueles que entendem o prémio numa perspectiva colectiva (é preciso ganhar para fazer valer o MVP), e Russell Westbrook e James Harden a lutarem pela melhor carreira individual desta fase. Harden, com os Houston Rockets, terminou em terceiro lugar, enquanto Westbrook não levou os Oklahoma City Thunder para além do sexto, o que os fará encontrar-se logo na primeira ronda dos playoffs. Um jogo apetecível para quem quiser ver dois fenómenos do basquetebol ofensivo.

No restante da tabela, os Los Angeles Clippers asseguraram o quarto lugar, que terão de fazer valer perante uns Utah Jazz que não se sentirão inferiores, enquanto Memphis Grizzlies e Portland Trail Blazers encerram a lista dos oito classificados da Conferência. O sétimo lugar da equipa de Memphis vai mesmo permitir que os irmãos Gasol se encontrem nesta primeira ronda, o que dará um toque açucarado a um confronto em que os Spurs são favoritos. A Oeste, as fichas parecem estar colocadas no lugar certo.

Boas Apostas!