Nápoles – AC Milan (Serie A TIM)
Mais uma ronda da Serie A TIM, agora a 32.ª do seu calendário, e mais um “clássico” tradicional no futebol italiano. No próximo domingo, ao início da noite, Nápoles e AC Milan entrarão no terreno de jogo do Stadio San Paolo, com as bancadas despidas, à procura de consolidar uma posição de qualificação para a Liga Europa, sob o olhar atento de Verona e Sassuolo. A equipa de Gattuso reagiu bem à derrota, há três rondas, em Bérgamo e segue na luta pelo 5.º lugar, ocupado pela AS Roma com o mesmo número de pontos. Já o conjunto de Pioli está com o moral elevadíssimo depois da reviravolta que obteve diante da campeã e rival Juventus, a meio da última semana, e quer ganhar, para poder ultrapassar os napolitanos e chegar ao 6.º posto.
Análise Nápoles
A equipa do Nápoles não tem tido uma prestação nesta edição da Serie A ao nível do que habituou, ao longo das últimas temporadas, os seus adeptos, muito por culpa de uma primeira volta muito pouco conseguida. Apesar disso, Gennaro Gattuso conseguiu recolocar a equipa no trilho do sucesso, já venceu a Taça de Itália e parece bem lançado para alcançar, pelo menos, a qualificação para a próxima edição da Liga Europa. O Nápoles chega a esta ronda no 6.º lugar, com os mesmos 49 pontos do AC Milan e menos dois que a AS Roma. Em 31 jogos, o registo é de 15 vitórias, seis empates e 10 derrotas, 50 golos marcados e 41 sofridos.
Na última jornada, o Nápoles sofreu mas venceu, após a deslocação ao terreno do Genoa, por 1-2. Foi a segunda vitória consecutiva, após o triunfo no “clássico” com a AS Roma, pelo mesmo resultado, porém em casa. Dois triunfos consecutivos que se seguiram à derrota na deslocação à casa da Atalanta (2-0), curiosamente o único desaire averbado pelo conjunto napolitano nos últimos 12 jogos realizados.
Onze provável: Meret – Di Lorenzo, Maksimovic, Koulibaly, Mário Rui – Fábian Ruiz, Demme, Zielinski – Callejón, Mertens, Insigne
Análise AC Milan
O AC Milan tem estado de há vários anos a esta parte aquém das suas expectativas e, por agora, continua a lutar apenas pela qualificação para a Liga Europa, a segunda maior prova de clubes organizada pela UEFA. À entrada para a jornada 32 da presente edição da Serie A, a formação orientada pelo técnico Stefano Pioli (que estará de saída no final da temporada) ocupa o 7.º lugar da tabela classificativa, com 49 pontos, que dão uma vantagem de seis sob Verona e Sassuolo e um atraso de dois para AS Roma e Nápoles, os seus concorrentes mais diretos na luta pelo apuramento para a fase de grupos da Liga Europa. Em 31 jogos, os milaneses somam registo de 14 vitórias, sete empates e 10 derrotas, com 43 golos marcados e 39 sofridos.
A atravessar aquele que é o melhor momento de forma de toda a temporada, o AC Milan vai a jogo após ter conseguido uma das reviravoltas mais brilhantes da sua história mais recente. Na receção da passada terça-feira à Juventus, a equipa do português Rafael Leão (que até saltou do banco para contribuir decisivamente, ao marcar um dos golos da sua equipa) conseguiu virar um 0-2, após dois golos sofridos na reta inicial da segunda parte, para um triunfo final de 4-2, com a cambalhota no marcador materializada em apenas seis minutos. Sem perder há seis jogos consecutivos, o Milan somou quatro vitórias e dois empates nessa série.
Onze provável: Donnarumma – Conti, Kjaer, Romagnoli, Lucas Hernández – Saelemaekers, Kessié, Bennacer, Bonaventura – Çalhanoglu – Ibrahimovic
Dica de Prognóstico
Entre o grupo de equipas que melhor momento de forma atravessam, na atualidade do futebol italiano, Nápoles e AC Milan deverão entrar em campo dispostos a dar sequência à boa forma que têm exibido, de forma relativamente consistente, nas últimas semanas. A tentar somar três pontos que lhe permitam ultrapassar os napolitanos na classificação, a equipa de Pioli surge extremamente motivada, depois da reviravolta obtida perante a Juventus, mas terá pela frente uma equipa confiante e que também quer vencer, para poder alcançar ou ultrapassar a AS Roma na luta pelo 5.º lugar. Certo é que ambos deverão dispor de boas ocasiões para chegar aos golos, até porque são mais fiáveis no momento ofensivo, do que no aspeto defensivo. Assim, será uma boa opção a aposta no mercado de ambas as equipas marcam, cotado a 1.58 na Betclic.