A Bundesliga chegou ao fim este domingo e o Borussia Dortmund teve de lutar até à última jornada do campeonato para garantir acesso directo à Liga dos Campeões, com o Leipzig a ficar com o outro lugar de acesso e o Hoffenheim com o lugar de play-off. Já a Liga Europa decidiu-se também na última jornada, com o FC Koln a subir dois lugares e a garantir a 5ª posição e com o Hertha Berlim a ficar com a restante.

Dortmund lutou até ao último minuto

Com 31 golos marcados, Aubameyang foi o melhor artilheiro da Bundesliga.

Com 31 golos marcados, Aubameyang foi o melhor artilheiro da Bundesliga.

Em igualdade pontual com o Hoffenheim, embora estando à frente graças à diferença de golos, o Borussia Dortmund não podia facilitar e precisava de vencer o Werder Bremen, já que o empate poderia não ser suficiente em caso de vitória do Hoffenheim. O Werder Bremen foi o primeiro a criar perigo e mostrou máxima eficácia, apontando o primeiro golo logo aos 6 minutos de jogo por intermédio de Junuzovic, com Burki a parecer a olho a nu que fez uma excelente intervenção, mas na realidade a bola já tinha entrado dentro da baliza.

Na resposta foi Marco Reus a igualar a partida, aos 31 minutos, com Kagawa a isolar o alemão e com este a não perdoar. Aos 41 minutos uma excelente troca de bola da equipa da casa termina com Dembélé a fazer um passe picado, de pé esquerdo, que deixa Aubameyang isolado, com o gabonês a fazer um remate à meia volta, de primeira, e com o esférico a bater na trave e a entrar. Uma grande jogada e um grande golo que fez o jogo ir para o intervalo a 2-1. Contudo, logo nos primeiros 45 segundos do segundo tempo, o Werder Bremen iguala a partida num rápido contra-ataque conduzido por Max Kruse, que ainda tira um defesa da frente e entrega a bola redondinha para Bartels finalizar. Aos 67 minutos, novo excelente contra-ataque do Bremen, desta vez conduzido por Junuzovic, termina com o austríaco a fazer um excelente passe para Max Kruse, que chegou primeiro que Burki e picou a bola por cima do guarda-redes suíço para o 2-3.

Já em desvantagem no marcador, o Dortmund nunca desistiu e aos 73 minutos Marco Reus sofre uma grande penalidade, com ele próprio a ser chamado a marcar o castigo máximo e a não desperdiçar. Já a 3-3 e mesmo em cima do final da partida o Dortmund volta a ganhar uma grande penalidade, desta vez com Pulisic a cair e com Aubameyang a ser chamado para a marcação do castigo máximo, e com o gabonês a não desperdiçar, fechando as contas da partida. Esta vitória garantiu o acesso directo do Dortmund à Liga dos Campeões e com os dois golos de Aubameyang, o gabonês tornou-se o melhor marcador da época com 31 golos.

Freiburg escorrega na Allianz Arena e dificulta acesso à Europa

Bayern venceu no jogo de despedida de Lahm e Alonso.

Bayern venceu no jogo de despedida de Lahm e Alonso.

Mesmo sem objectivos a cumprir no campeonato, o Bayern de Munique quis vencer o seu último jogo em casa da temporada, onde recebia um Freiburg que precisava destes 3 pontos para garantir acesso à Liga Europa. O Bayern foi sempre superior e Schwolow negou um golo a David Alaba com uma grande defesa logo aos 2 minutos, mas não conseguiu parar um remate de Arjen Robben apenas 1 minuto depois, com o holandês a fazer o seu habitual movimento para dentro e a rematar para o fundo das redes, com a bola ainda a sofrer um desvio num defesa do Freiburg.

O Bayern encostou o Freiburg bem lá atrás e criou inúmeras oportunidades de golo, mas falhando na finalização. Aos 34 minutos Haberer falha um golo escandalosamente mesmo de frente para a baliza de Stark. O intervalo acabou por chegar e foi no segundo tempo que haveriam os restantes golos. O Freiburg entrou mais atrevido e Starke foi obrigado a algumas boas intervenções, mas seriam os Bávaros quem apontariam o 2º golo aos 73 minutos, com um bom remate fora de área. Ainda assim, apenas 2 minutos depois, um bom passe de Grifo para Petersen resulta no primeiro, e último, golo do Freiburg no jogo, diminuindo a desvantagem para 2-1. Já ao cair do pano o Bayern aumentou para 3-1 num rápido contra-ataque com Robben a conduzir o esférico para a frente e assistindo Ribery, e no último minuto de descontos Coman faz um bom cruzamento para Lewandowski que cabeceia mas falha a baliza, mas Joshua Kimmich encostou de cabeça para fechar as contas.

Com esta derrota, o Freiburg ficou em 7º lugar a 1 ponto do 5º e 6º classificados, mas ainda mantém vivo o sonho de alcançar a Liga Europa, sendo que caso o Borussia Dortmund vença o Frankfurt na final da Taça da Alemanha, será o Freiburg o escolhido a avançar para as competições europeias.

Outras curtas da jornada:

  • FC Koln vence na recepção ao Mainz por 2-0 e subiu do 7º lugar para o 5º, carimbando acesso directo à Liga Europa.
  • Já o Hertha Berlim foi destruído em casa pelo Bayer Leverkusen, que já não tinha nada pelo que lutar no campeonato, perdendo por 2-6, mas conseguindo ficar em posição de acesso à Liga Europa.
  • Hoffenheim desilude com empate a zero na recepção ao Augsburg e ficou pelo play-off de acesso à Liga dos Campeões.
  • Hamburg consegue manutenção aos 88 minutos, vencendo o Wolfsburg por 2-1 e empurrando os Lobos para o 16º lugar de acesso ao play-off de relegação.

Boas Apostas!