Montpellier – Lyon (Ligue 1)
Apesar da larga distância que separa as duas equipas na classificação, estamos perante um encontro entre o quarto e o quinto classificado da Ligue 1, com a equipa de Lyon a ver fugir-lhe a possibilidade de chegar ao pódio, numa sucessão de maus resultados, enquanto o Montpellier tem conseguido tornar mais consistente a sua proposta de regresso às competições europeias. A atuar em casa, tudo parece indicar que será o conjunto do Herault a sair com um sorriso desta partida.
O Montpellier consegue, esta temporada, um regresso ao topo da tabela do futebol francês, surpreendendo os prognósticos iniciais desta competição. Com um clube bem organizado e que nunca tentou exceder as suas possibilidades orçamentais, o Montpellier criou uma rede de segurança na Ligue 1, ora fazendo temporadas tranquilas na segunda metade da classificação, ora tentando a sua sorte com apostas com vista europeia. É o que vai acontecendo esta época, com a equipa a manter-se sólida na primeira metade e a ultrapassar as expetativas nesta segunda metade da temporada. A situação poderia ainda ser melhor não fossem os dois empates cedidos nas últimas jornadas, frente a Strasbourg e Guingamp. Mas isso não impediu que a equipa chegue ao duelo frente ao Lyon no quinto lugar da tabela. Mantendo uma forte proposta ao nível da organização defensiva e marcando poucos golos, o Montpellier continua a ser um adversário muito difícil para as equipas mais fortes da Liga. Roussillon é a única dúvida para esta partida.
Onze Provável: Lecomte – Mukiele, Hilton, Pedro Mendes – Aguilar, Skhiri, Lasne, Congré – Mbenza – Sio, Ikone.
O Lyon vê escapar o terceiro lugar, a cinco pontos de distância, não cumprindo com a que seria a sua principal meta nesta Ligue 1. Ao mesmo tempo, mantém-se ativo na Liga Europa, onde apontará a voltar a estar perto da final, que esta época até se disputa no seu próprio estádio. É um objetivo secundário que, ao longo do tempo, talvez se venha transformando em prioritário, até porque a equipa revela algumas dificuldades quando joga em França que, no plano europeu, parece conseguir superar com outra motivação. Não deixará de ser um caso de estudo, uma equipa com tanto talento e que, no momento em que venceu o Paris SG no campeonato, não mais conseguiu somar uma vitória na Ligue 1. São já cinco jogos sem provar a vitória, sendo que, ao longo deste período, venceu dois jogos para a Taça de França (de onde foi eliminado, esta semana, pelo Caen), tendo ainda deixado pelo caminho os espanhóis do Villarreal, na Liga Europa. Na próxima quinta-feira haverá já partida frente ao CSKA Moscovo, pelo que pesar das prioridades poderá estar presente na cabeça de Bruno Genesio na antevisão desta partida. Nabil Fekir e Rafael, lesionados, deverão ser ausências em Montpellier.
Onze Provável: A. Lopes – Tete, Marcelo, Morel, Mendy – Ferri, Tousart, NDombele – Cornet, B. Traoré, Aouar.
As duas equipas já tiveram três confrontos ao longo desta temporada. Na primeira volta, em Lyon, empataram sem golos, sendo que, quer na Taça da Liga, quer na Taça de França, jogaram em Montpellier. Na primeira, o Montpellier seguiu em frente, na segunda coube ao Lyon seguir em frente.
A equipa da casa terá algum favoritismo, tendo em conta o mau momento do Lyon na Ligue 1.