Marselha – Montpellier (Taça de França)
Marselha e Montpellier medem forças em encontro inserido nos 16-avos-de-final da Taça de França. Já afastado da Taça da Liga, seguir em frente na Taça assume ainda maior relevância. O Montpellier viaja até ao Velódrome com o intuito de surpreender os pupilos de Míchel.
Em crescendo na tabela da Ligue 1, o Marselha está cada vez mais próximo dos lugares de acesso às competições europeias. Soma 29 pontos e está a três do Saint-Étienne, que ocupa o quinto lugar. Nos últimos 10 jogos, contabilizando partidas relativas a todas as competições, sublinhe-se que o Marselha só sofreu uma derrota precisamente frente ao Toulouse, para a Taça da Liga, que ditou a eliminação da equipa de Míchel da prova. No contexto gaulês, esta semana fica marcada pela disputa dos encontros relativos aos 16-avos-de-final da Taça de França. Ainda com 32 emblemas a concurso, a sorte ditou que o Mónaco defrontará nova equipa do principal escalão. Após eliminar o Caen nas grandes penalidades na eliminatória anterior, chega a hora de defrontar a formação do Montpellier. Teoricamente, desta feita, o Marselha tem pela frente um compromisso menos exigente. Vai jogar em casa e o percurso do Montpellier nesta edição do campeonato gaulês tem sido francamente modesto, uma vez que está pouco acima dos lugares de relegação. Nesse sentido, o estatuto de favorito recai sobre o Marselha, que surge apostado em vencer este encontro no tempo regulamentar, algo que não consegue há cinco jogos no que diz respeito à Taça de França.
Órfão dos préstimos de Lass Diarra, o Marselha recebe o Montpellier na sequência de um triunfo importante na deslocação ao terreno do Caen (1-3). Nkoudou e Barrada permanecem em duvida.
Onze Provável: Mandanda, Djedje, Rolando, N’koulou, Manquillo, Lucas Silva, Isla, Cabella, Sarr, Romao, Batshuayi
Último emblema a sagrar-se campeão da Ligue 1 antes de o PSG instaurar a sua hegemonia, o Montpellier está a realizar uma temporada aquém das expectativas. Garantir a qualificação para as competições europeias da próxima temporada poderia ser uma meta demasiado ambiciosa para o Montpellier, porém, definhar pelos últimos postos da tabela também não é algo que se coadune com as ambições que esta formação acalenta. É 16º colocado à entrada para esta 21ª jornada e soma 22 pontos. Guarda uma vantagem de apenas um ponto em relação ao Guingamp, emblema imediatamente abaixo da linha d’água. A Taça de França figura como uma janela de oportunidade para conseguir algo de positivo no atual exercício. O sorteio não foi simpático para este emblema, uma vez que colocou no seu caminho a equipa do Marselha numa fase ainda prematura da prova. Para alcançar esta eliminatória, o Montpellier venceu na deslocação ao terreno do modesto Racing Epernay (0-1). Foi uma das duas únicas vitórias fora der portas na atual temporada, sendo que já havia triunfado na deslocação ao Stade Gerland para enfrentar o Lyon (2-4). Esta será a segunda deslocação ao Velódrome, reduto em que empatou a duas bolas na 17ª jornada.
Morgan Sanson continua arredado devido a lesão.
Onze Provável: Pionnier, Deplagne, Hilton, Gissi, Bensebaini, Rémy, Dabo, Martin, Camara, Ninga, Boudebouz
O Marselha atravessa um bom momento e é favorito à conquista do apuramento para os oitavos-de-final, estatuto reforçado pelo facto de disputar esta eliminatória em reduto próprio. Michel poderá promover algumas alterações na equipa que, no entanto, não deverão comprometer as aspirações.