Marselha – Monaco (Ligue 1)
Jogo grande da jornada da Ligue 1, um bom dérbi à moda antiga, com o Marselha em crescimento e recuperação após a mudança de dono e o AS Monaco a fazer uma grande temporada, com certeza com mais uma razão para se sentir orgulhoso, depois de ontem terem saído estudos que colocam a equipa de Leonardo Jardim como a principal favorita à vitória no campeonato francês. O treinador português estará consciente dos factos que lhe poderão permitir alcançar tal objetivo: por um lado, repetir a boa carreira da primeira volta na competição, por outro não ceder pontos frente aos principais concorrentes, mantendo o Paris SG à distância e conseguindo ultrapassar o Nice, de quem todos esperam alguma quebra neste início de 2017. Para o Marselha, a aproximação aos lugares de topo volta a permitir pensar numa qualificação europeia, para além de, havendo disponibilidade de investimento em novos jogadores, se espera que o plantel fique mais forte.
Desde o início de dezembro, o Marselha só sabe o que é ganhar na Ligue 1, tendo apenas ficado pelo caminho na Taça da Liga, depois de perder, através da marcação de grandes penalidades, no terreno do Sochaux. Essa mudança profunda na forma de jogar e abordar a competição do Marselha começou a sentir-se com a mudança de dono e também de liderança técnica, com Rudi Garcia a dar o primeiros passos seguros para voltarmos a ter o Marselha mais perto dos candidatos ao título. A série de vitórias começou na receção ao Nancy, prolongando-se nas partidas com o Dijon, Lille e Bastia. Já no ano civil de 2017, o Marselha teve uma difícil deslocação a Toulouse, onde voltou a somar mais uma vitória, no prolongamento, perante um conjunto que acaba por descer os degraus que, na tabela da Ligue 1, o Marselha vai subindo. Bedimo e Diaby serão ausências na lista de Rudi Garcia.
Onze Provável: Pelé – Sakai, Fanni, Rolando, Rekik – Lopez, Vainqueur, Zambo Anguissa – Thauvin, Gomis, Cabella.
A enorme estabilidade apresentada pelo AS Monaco na presente temporada apenas foi atacada, nos últimos tempos, pela derrota concedida perante o Lyon, no seu próprio estádio. Leonardo Jardim tem conseguido, ainda assim, cumprir com todos os objetivos predefinidos, lançando-se de novo em busca de uma carreira na Liga dos Campeões, aproveitando o facto de, esta temporada, ter um plantel com vários jogadores experientes e uma linha de jovens amadurecidos e prontos para fazer a diferença. A equipa monegásca não passeou nos jogos que disputou nesta última semana, tendo sentido algumas dificuldades para ultrapassar o Ajaccio, da Ligue 2, em jogo da Taça de França, precisando, depois, das grandes penalidades para vencer o Sochaux no jogo da Taça da Liga. De ambos os encontros, Leonardo Jardim terá retirado importantes informações sobre a profundidade do seu plantel e sobre os jogadores com quem poderá contar para abordar o cumprimento dos objetivos nesta segunda metade da temporada. B.Mendy cumpre castigo, enquanto Dirar está na CAN com a seleção marroquina e Adama Traoré com a seleção do Mali.
Onze Provável: Subasic – A. Touré, Glik, Jemerson, Sidibé – Bernardo Silva, João Moutinho, Bakayoko, Lemar – Falcao, Mbappe Lottin.
Depois da goleada imposta pelo Monaco (4-0) no jogo da primeira volta, o Marselha entra em campo apostado em fazer a diferença perante os homens do Principado.
Num jogo de tripla, ambas as equipas colocarão em teste os seus bons momentos, percebendo se terão a capacidade para cumprir os respetivos objetivos.