Marselha – Lyon (Ligue 1)
Jogo grande da jornada da Ligue 1, que poderá fechar uma das grandes questões que estão ainda em aberto no topo da tabela. Com os primeiros três lugares a darem possível acesso à Liga dos Campeões, os dois primeiros de forma direta, o terceiro através do playoff, conseguir ficar no pódio pode ser considerado obrigatório para os clubes com maior orçamento na competição. O Marselha tem, neste momento, essa terceira posição, com cinco pontos de avanço sobre o Lyon e, em caso de vitória, poderá mesmo determinar o fecho da questão. Ao mesmo tempo, ambas as equipas vêm de encontros na Liga Europa, na passada quinta-feira, de onde saíram com enorme diferença. Isto porque, enquanto o Marselha continua em prova, o Lyon, que terá a final disputada no seu estádio, acabou eliminado, em casa, depois de ter vencido o CSKA em Moscovo. Dramático.
O Marselha vem comprovando, ao longo desta temporada, que o risco da sua aposta compensou. Adquirindo uma série de jogadores experientes e rodados nas principais provas europeias, a equipa do OM volta a ser relevante, quer na Ligue 1, quer na Europa, já que segue em prova na Liga Europa depois de ter vencido o Athletic Bilbao por duas vezes. Apesar de as suas figuras a merecerem maior destaque serem jogadores mais jovens como Thauvin ou Ocampos, Payet tem sido uma peça fundamental para se impor nos jogos mais exigentes. Isso será de novo testado, no confronto com o Lyon, até porque Thauvin saiu tocado da partida frente ao Athletic e poderá estar em dúvida para o jogo fundamental na decisão do pódio da Ligue 1.
Onze Provável: Mandanda – Sakai, Rami, Rolando, Amavi – Lopez, Luiz Gustavo – Thauvin, Payet, Ocampos – Mitroglou.
O drama tomou conta de Lyon. Toda a temporada o grande tema de conversa passou pela final da Liga Europa, que será disputada na cidade, e que poderia ser uma espécie de bónus, para garantir um título europeu e uma qualificação automática para a Liga dos Campeões, algo que não está perto de ficar garantido na Ligue 1, tendo em conta que a equipa falha na questão da regularidade. Depois de ter vencido em Moscovo na Liga Europa, a equipa estava avisada para a preferência do CSKA a jogar fora do seu terreno. Os russos marcaram primeiro, o Lyon ainda conseguiu empatar, mas uma sucessão de dois golos, já na segunda parte, acabaram com os sonhos da equipa francesa. É com esse peso que chegará à partida deste domingo, já que falhado o grande objetivo da temporada, arrisca-se a estar perante novo falhanço e, praticamente, um terminar antecipado do que poderiam ser as suas intenções de sucesso numa temporada em que volta a ter muito talento, mas não consegue ter uma organização e uma constância que lhe permitam ser mais competitivo num nível exigente.
Onze Provável: A. Lopes – Tete, Marcelo, Diakhaby, Marçal – Ferri, Tousart, Ndombele – Cornet, Mariano Diaz, Depay.
Na primeira volta o Lyon venceu por 2-0, mas não consegue vencer em Marselha desde 2012.
Favoritismo para o Marselha que deverá ser capaz de fechar a questão do terceiro lugar.