Mainz – Wolfsburg (Bundesliga)
O Mainz, penúltimo colocado da Bundesliga em igualdade pontual com o “lanterna vermelha” Schalke 04, mede forças com o Wolfsburg, equipa que por esta altura está em posição de acesso às provas europeias.
Análise Mainz
A situação classificativa do Mainz fala por si só. No penúltimo posto do campeonato com os mesmos pontos (7) que o “lanterna vermelha” Schalke 04, a desvantagem para a zona de segurança é já de sete pontos. A situação é muito preocupante e o Mainz está agora sob alçada de Bo Svensson, dinamarquês que é o quarto (!) técnico a assumir os destinos da equipa na presente época, depois de Achim Beierlorzer, Jan-Moritz Lichte e Jan Siewert. Treinado por Thomas Tuchel e Jurgen Klopp, Svensson estava ao serviço do Liefering da segunda divisão austríaca, isto depois de ter orientado dos sub-19 do Mainz.
Na estreia enquanto técnico da formação principal do Mainz, Svensson viu a sua equipa perder com o Eintracht Frankfurt, encontro em que o adversário marcou por duas vezes na sequências de grandes penalidades. Já no compromisso mais recente, o Mainz empatou a uma bola com o Borussia Dortmund no Westfalenstadion, resultado positivo e sobretudo importante para elevar a moral das “tropas” para este desafio com o Wolfsburgo. Após três desaires consecutivos em contexto de Bundesliga e da eliminação da Taça da Alemanha às mãos do Bochum, o Mainz voltou a ter motivos para sorrir ao empatar na casa de um dos melhors emblemas em prova.
À semelhança o que já se verificava na temporada passada, o Mainz continua a denotar bastantes dificuldades no seu processo defensivo, tanto que falamos da equipa que possui o segundo pior registo da Bundesliga nesse sentido, com 34 golos sofridos em 16 desafios, uma média superior a dois tentos encaixados por partida. O nulo frente ao Hertha correspondeu à única ocasião em que este Mainz não sofreu golos nesta Bundesliga 2020/21. Por outro lado, com apenas 15 golos marcados, note-se que o Mainz não encontrou os caminhos para as redes adversários nos últimos três encontros que disputou em casa.
Edimilson Fernandes é baixa após ter testado positivo à COVID-19 pela segunda vez. Kunde Malong está lesionado e falha o encontro
Onze provável: Zentner, Niakhaté, Hack, Bell, Martins, Latza, Stoger, Brosinski, Oztunali, Burkardt, Mateta
Análise Wolfsburg
O Wolfsburgo não venceu nenhum dos últimos três jogos oficiais, igualando assim aquela que tinha sido a sua pior série na Bundesliga 2020/21 até então. No entanto, importa olhar à qualidade dos adversários com os quais os “lobos” mediram forças nesta fase: Borussia Dortmund (2-0), Union Berlin (2-2) e RB Leipzig (2-2). três conjuntos que neste momento estão entre os cinco primeiros. Três dias depois do importante e intenso embate com o RB Leipzig, o Wolfsburg tem aqui um adversário teoricamente mais acessível e só o regresso aos triunfos interessa por forma a não perder mais terreno na luta pelo acesso às provas europeias, até porque a formação treinada pelo austríaco Oliver Glasner já perdeu pontos em quatro das últimas cinco jornadas.
O Wolfsburg não abdica da sua habitual organização a partir de um 1x4x5x1 com Brekalo e Baku habitualmente mais próximos no apoio ao “artilheiro” Weghorst, lança de um conjunto que leva 24 golos apontados em 16 desafios e (ainda que sem números impressionantes) se destaca pela forma criteriosa como ataca e pela qualidade e eficácia definição na hora de alvejar a baliza contrária. Frente a uma equipa como o Mainz, o Wolfsburgo esforçar-se-á por explorar ao máximo as debilidades do adversário do ponto de vista defensivo.
Jefrrey Bruma testou positivo à COVID-19 e não vai a jogo.
Onze provável: Casteels, Mbabu, Brooks, Lacroix, Otávio, Arnold, Schalger, Steffen, Baku, Brekalo, Weghorst
Dica de Prognóstico
O Wolfsburgo quer voltar às vitória e tem aqui uma oportunidade de ouro para fazê-lo. Apesar de ter empatado no Westfalen, o Mainz é uma equipa que denota muitas fragilidades em termos de processo defensivo e essas vulnerabilidades poderão castrar a possibilidade de assegurar um resultado positivo aqui.