Liverpool – Everton (Premier League)
Há “derby” de Merseyside na jornada 25 da Premier League 2020/21. Em Anfield, os rivais Liverpool e Everton vão estar frente a frente.
Análise Liverpool
Quatro dias depois de ter hipotecado as suas (já reduzidas) aspirações à revalidação do título inglês, o Liverpool respondeu de forma cabal ao dar um importante passo rumo aos “quartos” da Liga dos Campeões 2020/21. Na visita à Puskás Arena, casa emprestada do RB Leipzig para esta eliminatória, os “Reds” venceram por duas bolas a zero, colocaram um ponto final numa série de três desaires consecutivos – Brighton (0-1), City (1-4) e Leicester (3-1) – e ganharam “ânimo” para este “derby” diante do rival Everton.
Os ainda campeões em título estão agora a 16 pontos do líder Manchester City e a revalidação do título é já uma miragem. A situação obriga a um reajuste das expectativas e a meta agora passa mesmo por garantir um lugar entre os quatro primeiros e consequente acesso à Liga dos Campeões da próxima temporada. Este encontro com o Everton reveste-se de grande importância: para além da rivalidade que os dois conjuntos acalentam entre si, os “Reds” precisam urgentemente de regressar aos triunfos na Premier League e os “Toffees” estão a apenas três pontos de distância. Quatro dias depois do último desafio e a oito do próximo, o Liverpool vai a jogo com a melhor equipa à disposição, ainda que a crise de lesões continue a afetar bastante a equipa, sobretudo o sector mais recuado. E por falar em defesa… o triunfo em solo húngaro pôs fim a uma série de sete encontros sempre com golos sofridos por parte desta equipa do Liverpool que de facto tem sentido imensas dificuldades a esse nível.
Atendendo aos desempenhos recentes e à permissividade defensiva que tem exibido, o Liverpool não é uma equipa fiável neste momento, restando aferir que impacto é que a vitória para a Liga dos Campeões terá surtido na equipa. Há cinco jogos que o Liverpool não vence em Anfield e perdeu os últimos três compromissos aí disputados, registo que é tudo menos habitual.
Matip, van Dijk, Gomes, Milner, Fabinho e Jota não vão a jogo, todos sob aos cuidados do departamento médico do clube.
Onze provável: Alisson, Arnold, Kabak, Henderson, Robertson, Wijnaldum, Thiago, Hones, Salah, Mané, Firmino
Análise Everton
O Everton ambiciona voltar a marcar presença nas provas europeias na época 2020/21. Por esta altura, os “Toffees” ocupam o 7º lugar da tabela com 37 pontos em 23 desafios, estão a cinco de distância da zona europeia e contam com menos um encontro disputado. Esta visita ao terreno do rival acontece na sequência de dois desaires consecutivos para o Everton, um deles negativamente surpreendente às mãos do Fulham por duas bolas a zero (equipa que está em zona de descida) e outro no confronto com o líder Manchester City (1-3). Apesar de não estar a participar nas competições europeias nesta época 2020/21, o Everton também entrou em campo a meio da semana para acertar calendário num duelo com o Manchester City.
Se os números do ponto de vista defensivo estão longe de impressionar pela positiva no “lado vermelho” de Merseyside, no azul, a situação não é muito distinta. O Everton tem menos um encontro disputado mas mais um golo sofrido (33) que o Liverpool e é, de entre os conjuntos que entram nesta jornada entre os dez primeiros colocados, aquele que mais tentos encaixou até à data. Há sete encontros consecutivos que o Everton vai “buscar a bola ao fundo das redes” e, nos últimos três encontros oficiais, sofreu 9 (!), registo influenciado pelo eletrizante 5-4 frente ao Tottenham em jogo respeitante à FA Cup.
Nesta visita, o Everton de Ancelotti procurará contrariar um registo amplamente favorável ao rival: o Liverpool não perde há 23 “derbys” e o Everton não vence em Anfield desde 1999.
O regresso de Calver-Lewin deverá ser a principal novidade no Everton, conjunto que não poderá contar com Mina, Allan nem Gbamin, todos lesionados.
Onze provável:Pickford, Holgate, Godfrey, Keane, Digne, Allan, Doucouré, Davies, James, Richarlison, Calvert-Lewin
Dica de Prognóstico
As Casas atribuem amplo favoritismo ao Liverpool, mas encontramos mais valor na hipótese de ambas as equipas chegarem ao golo neste “derby” de Merseyside.