Lille – Saint-Étienne (Ligue 1)
Depois de uma pausa de três semanas, regressa a Ligue 1, com as equipas de motores aquecidos devido à participação de jogos da Taça de França e da Taça da Liga. Lille e Saint-Étienne tiveram missões facilitadas na passada semana, depois de já terem sido afastados da Taça da Liga. No campeonato, ambos os emblemas esperam poder subir um pouco em termos classificativos, sendo ambos conjuntos que tinham como objetivo, no início da temporada, um lugar entre os apurados para as provas europeias. O Saint-Étienne, em oitavo lugar e com 26 pontos, está um pouco melhor do que o seu adversário, o Lille, que é atualmente o décimo-segundo classificado, com 21 pontos. Uma vitória da equipa da casa poderá provocar a aproximação.
Dezembro tinha acabado da pior maneira para o Lille. Depois de ter sido afastado da Taça da Liga pelo Paris SG, no Parque dos Príncipes, uma viagem a Marselha resultou em nova derrota. Antes das férias natalícias, o Lille ainda jogou em casa, frente ao Rennes, não ido além de um empate, resultado que reforçava essa sensação de incapacidade de uma equipa que, com pensamento nos lugares europeus, até já andou, esta temporada, pelos lugares da descida. A situação não é, neste momento, tão grave, mas mantém-se ainda afastado daquelas posições que tem como objetivo final. A vitória frente ao Excelsior, das Ilhas Reunião, em jogo da Taça de França foi, sobretudo, um treino para os jogos que se seguem. Receber o Saint-Étienne não é, propriamente, dos jogos mais acessíveis que o técnico Patrick Collot poderia esperar, sendo que se seguem dois encontros fora de casa. Por isso mesmo, somar três pontos parece ser quase obrigatório perante o quadro de jogos que se seguirão. De Préville e Rio Mavuba, lesionados, estão entre os ausentes, a quem se junta Obbadi, Sliti, Bissouma, Kone e Mendyl, todos ao serviço das respetivas seleções na CAN 2017.
Onze Provável: Enyeama – Corchia, Soumaoro, Civelli, Palmieri – Rony Lopes, Sankharé, Amadou, Yeboah – Benzia, Éder.
O Saint-Étienne terminou o mês de dezembro exatamente com a mesma sucessão de resultados do seu adversário desta sexta-feira, acabando por perder algum terreno para os concorrentes por um lugar nas competições europeias. Apesar de, para os Les Verts, este ser um percurso já conhecido, a verdade é que na presente temporada, com maior competitividade no topo da tabela, os homens de Christophe Galtier poderão estar a demorar demasiado a entrar nos eixos. Na Taça da Liga, o Saint-Étienne foi afastado, em casa, perante o Nancy, tendo depois sofrido nova derrota, no campeonato, numa deslocação ao terreno do Lorient. Antes do Natal, a jogar em casa, Les Verts ficaram-se pelo empate, de novo, perante o Nancy, que se transformou em besta negra neste mês de dezembro. Em jogo de Taça de França, no passado domingo, alcançaram uma vitória fácil perante os amadores do Iris Croix, por 4-1, exatamente na mesma cidade, Villeneuve d’Ascq, onde jogarão perante o Lille. Lacroix cumpre castigo, enquanto Tannane, Beric e Ruffier estão dados como lesionados.
Onze Provável: Maisonnial – Malcuit, Perrin, Karamoko, M’Bengue – Veretout, Pajot, Dabo – Hamouma, Soderlund, Monnet-Paquet.
Na primeira volta, o Saint-Étienne venceu por 3-1. Agora, mesmo com muitas ausências, o Lille quer ficar com os três pontos.
Jogo de análise complicada, perante a situação de uma das equipas ser bastante afetada pela realização da CAN 2017. Mesmo a jogar em casa, o Lille poderá sentir dificuldades por ter menos opções do que o seu adversário. Ainda assim, visto estarem ambos sob pressão do resultado, a repartição dos pontos não parece que seja do agrado de nenhum dos clubes.