Lille – Marselha (Ligue 1)
Terceiro e quarto classificados da Liga Francesa defrontam-se este domingo no Stade Pierre-Mauroy, igualados no número de pontos. O Lille escapou por pouco à despromoção na época passada mas desta feita está quase irreconhecível. A meio da semana sofreu a segunda derrota na Ligue 1 mas em casa tem sido um osso duro de roer. O Marselha foi vencer a Strasbourg pela margem mínima, numa partida com cinco golos.
O Lille escapou por um triz à descida de divisão na época passada mas em 2018/19 está irreconhecível. O arranque no campeonato está a ser muito consistente e à entrada para a oitava jornada a formação comandada por Christophe Galtier ocupa o quarto lugar da tabela classificativa, com os mesmo treze pontos (treze) e o mesmo registo de resultados que o Marselha (4V/ 1E/ 2D). Não é nada mau começo.
Na quarta-feira, na jornada extra realizada a meio da semana, o Lille somou o segundo desaire da época no campeonato francês, na visita ao terreno do Bordeaux (1-0). Valeu o golo do guineense François Kamano, logo aos sete minutos. O marcador não voltou a sofrer alterações. A equipa onde agora alinha José Fonte foi incapaz de anular a desvantagem e em cima dos noventa ficou reduzida a dez, com a expulsão de Adama Soumaro. O capitão de equipa tinha visto um primeiro amarelo no início do segundo tempo e aos oitenta e nove minutos recebeu a segunda cartolina. O estrago não foi tanto para a partida em curso mas para as seguintes, em que cumprirá castigo.
Felizmente, o técnico Galtier só tem um outro indisponível no plantel para domingo, no caso Jérémy Pied, que ainda está a trabalhar para recuperar a condição física.
Onze Provável: Maignan – Celik, Ié, Dabila, Ballo-Toure – Mendes, Maia – Pepe, Ikone, Araujo – Remy.
O Marselha tem visita marcada ao Pierre-Mauroy antes de voltar às competições europeias, na próxima quinta-feira, altura em que tem deslocação agendada a Chipre para defrontar o Apollon Limassol, na segunda ronda da fase de grupos da Liga Europa.
Lille e Marselha estão em igualdade pontual, e de resultados, com os visitantes a fechar o pódio da Ligue 1, de momento. Depois de perder em Lyon (4-2) no domingo passado, a formação de Rudi Garcia regressou aos triunfos em casa, diante do Strasbourg (3-2). Um resultado importante, ainda que pela margem mínima. O esforço de Kenny Lala, a abrir o marcador a meio do primeiro tempo, foi anulado pela conversão de um penálti por Dimitri Payet, aos quarenta e um minutos. Ainda antes do intervalo Morgan Sanson viria a protagonizar a reviravolta no resultado. Ainda assim, Rudi Garcia e companhia não se livraram de um susto final. Aos oitenta e nove minutos o cabo-verdiano Nuno da Costa, que entrara na segunda parte, repôs a igualdade e foi preciso o golo de Valère Germain já nos descontos para assegurar os três pontos.
O português Rolando continua indisponível, a recuperar de lesão. A ele juntam-se os castigados Duje Caleta-Car, que cumpre dois jogos de suspensão por falta feia a Bertrand Traoré em Lyon, e Jordan Amavi, que viu vermelho direto na quarta-feira. Adil Rami também está em dúvida.
De ressaltar que os jogos do Marselha no campeonato, este ano, tem uma média superior a 4.5 golos, tendo marcado já dezanove e sofrido treze.
Onze Provável: Mandanda – Sarr, Kamara, Luiz Gustavo, Sakai – Strootman, Sertic – Thauvin, Payet, Ocampos – Mitroglou.
Marselha | 5-1 | Lille |
Ligue 1 17/18
|
Lille | 0-1 | Marselha |
Ligue 1 17/18
|
O Marselha venceu os dois embates da época passada, tendo marcado seis golos e sofrido apenas um no somatório. Mas no Stade Pierre-Mauroy só conseguiu bater a defesa do Lille uma vez. E esta equipa de Galtier é um adversário diferente.